AMIGOS, ONDE ESTÃO?


imagem extraída de: https://www.purebreak.com.br/noticias/7-situacoes-que-os-melhores-amigos-fazem-e-todo-mundo-odeia/13065

"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão". (Proverbios 18.24).

Palavras de sabedoria do rei Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Amigos, onde estão?

Enquanto uns são rodeados de amigos, outros não tem nenhum. Outros, perderam seus amigos, seja porque eles eram interesseiros ou simplesmente porque a vida os afastou. O fato é que se dependermos de amigos, estaremos em apuros. Afinal, a fase para fazer amizades é na infância e na adolescência. O momento de consolidar essas amizades, que fazemos na escola ou na igreja, é antes da fase adulta, pois vem as namoradas e os namorados, vem o primeiro emprego, que pode ser o definitivo ou o primeiro de muitos, vem as responsabilidades, como casamento, família, filhos.

Quanto mais o tempo passa, mais claro fica para mim, que amigos de verdade mesmo, vão acabar sendo os nossos familiares, os nossos primos, a família de nossa esposa e do esposo. E claro, nossos pais, que estarão conosco até o fim (isso se não os abandonarmos) e de resto, sobrará apenas saudade dos velhos tempos, saudade de brincar de pega pega, de policia e ladrão, de esconde esconde, de rouba bandeira, rei da rua, rodar peão, empinar pipa, jogar bola, etc

Não estou dizendo que não devemos ter amigos, mas como diz muito bem Leandro Karnal: "Amigos ao decorrer da vida são escassos". Estamos cheio de colegas e conhecidos, mas amigo (a), aquela pessoa que vamos nos abrir, contar nossos segredos, dividir momentos inesquecíveis, são poucos. Alguns farão amigo com seu terapeuta, outros se apegarão ao romance, uns se afogarão no prazer sexual, na luxúria e se dedicarão 100% ao trabalho.

O fato é que se não aprendermos a ter solitude ( ter sentimentos positivos, e alegria de estar sozinho), que é diferente de solidão (sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas, mas não ter), e ficarmos bem conosco mesmo, sempre dependeremos dos outros e a cada ano que passa, as pessoas se tornam mais individualistas e frias "pois o amor de muitos esfriará" (Mateus 24.12).

Entre inúmeras versões desse versículo 24 de provérbios 18, da versão mais antiga que dizia para se congratular-se (festejar) ao ter muitos amigos, até a versão mais atual como "Algumas amizades não duram nada" como na NTLH, vemos entre as variações bíblicas que o melhor mesmo é ter poucos amigos, porem que sejam amigos chegados, amigos sinceros, amigos que estarão com você te apoiando ou não, perto ou longe, e não se esqueça que há uma pessoa que quer ser nosso amigo e ficar conosco todos os dias e nunca nos deixará e nem nos desamparará, chamado Jesus, que cá entre nós, é o meu melhor amigo desde a minha adolescência.

Jesus me mostrou que ele é um grande amigo, mas também mostrou que como ser humano, preciso conviver com as pessoas. Que possamos ter amizades, nos quais possamos ter momentos inesquecíveis, e que nesses momentos, Jesus também possa ser convidado, afinal, Amigos, onde estão?

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário