DEIXE O OLEIRO TE MOLDAR

Por: Henrique Pareja

Imagem extraída de: http://estudobiblico.org/


"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: "Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras". E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel"". Jeremias 18.1-6

   Formar um vaso não é fácil, existem algumas fases que o oleiro deve seguir para que aquele barro vire um vaso que será usado. O texto começa com uma ordem de Deus para que o profeta vá até a olaria. Lá ele vê todo o processo de formação do vaso e com isso Jeremias entendeu claramente a mensagem que Deus quis falar para ele e que ele devia anunciar para todo o Israel. O profeta desceu e viu todo o processo e vamos ver o que é necessário para que o barro vire vaso e o que Deus mostrou para Jeremias.

1°Fase: Extração do Barro

   A primeira fase que o oleiro faz é extrair o barro, ele tira o barro da lama onde ele esta e a partir dai, com o barro em suas mãos ele começa o processo de transformação. 
  Fomos extraídos das trevas e levados para luz, esse é o primeiro processo que Deus fez em nós. Alem disso, somos pó e foi através disso que ele nos criou: "Então o Senhor Deus Formou o homem do Pó da Terra e Soprou em suas narinas o folego de vida e o home se tornou um ser vivente." (Gn 2.7).

2º Fase: Limpeza do Barro

  Após o oleiro extrair o barro, ele começa a limpar para tirar todas as pedras que possam existir e atrapalhar em sua formação de vaso, é um processo chato e minucioso, porem extremamente necessário. 
  Deus nos tira do mundo e nos purifica com o seu sangue. 

"Purifica-me com hissopo, e ficarei puro. Lava-me e mais branco que a neve serei". (Sl 51.7).

3º Fase: Mistura do Barro


  Nessa fase o oleiro, apos limpar o barro de toda a impureza, mistura ele com a água para ficar mais fácil o manuseio e o processo de molde. Sem a água, o barro é duro e dificulta o processo de transformação. 

  Deus nos limpa e poe em nós o seu Santo Espírito que nos convence da justiça e do juízo, fazendo com que reconhecemos que somos pecadores e precisamos de Deus e depender Dele. Ele faz ficarmos sensíveis a voz de Deus e aptos para fazer a sua vontade. 


"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jeremias 23.29). 


"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações" (Hebreus 3.7-8).
4º Fase: Preparação do Barro

  Após a extração, a limpeza e a preparação, o vaso está pronto para ir ao Torno do Oleiro, onde ele finalmente vai começar a mexer e modelar o vaso. Aqui ele começa a tirar as partes ruim do barro e vai deixando o barro adequado para se tornar um vaso forte de acordo com a vontade do oleiro.


"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Fp 1.6).


"Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos" (Is 64.8).

5º Fase: Modelagem do Barro

Com o processo de preparação, o oleiro vai modelando o barro para que este fique com o formato do vaso que ele quer fazer.
Deus começa a nos modelar para que fiquemos a sua imagem e sejamos vasos aptos para o serviço.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor". (2 Co 3.18)

6º Fase: Secagem do Vaso

Após o vaso estar conforme o padrão, ele tem que ficar exposto para secar e se tornar forte e inflexível. 
Deus nos salva, nos purifica, poe em nós seu santo Espírito e nos modela conforme sua vontade para sermos a imagem de seu Filho Jesus, depois é o momento de nos fazer forte, e nos ensinar, fazendo a gente aprender antes de nos usar.

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo". (2 Pedro 3.18)

"Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2.52).

7º Fase: Provação do Vaso

A penúltima fase é a parte mais dolorosa, onde o vaso será provado pelo fogo, para ver se realmente está apto para ser usado.
Antes de ser usado, Deus permite passarmos por provação para ver se realmente estamos prontos.

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4.1).

"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam"(Tiago 1.12).

8º Fase: Descanso do Vaso

Após tanta luta e tanto processo, é a hora que o vaso está pronto e vai descansar para então ser usado para o que foi feito e será útil.

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão"(Isaías 40.28-31).

Por fim, após todo o processo, você e eu podemos ser vasos de honra ou de desonra, o que seremos? Estamos aptos para viver de acordo com a vontade de nosso Oleiro? Deixemos ser instrumentos em suas mãos? 


"De sorte que, se alguém se purificar, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra" (2 Timóteo 2.21).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário