A PARÁBOLA DO SEMEADOR

GUILHERME P PINHEIRO.

imagem extraída de: semeadorfiel.blogspot.com 


        A parábola do semeador é uma parábola de grande ensinamento para nós. Ela inicia-se com a declaração: "O semeador saiu a semear"(Mateus 13.3).Quem é o semeador? O semeador é o Espírito Santo e o Espírito fala conosco em todos os momentos e por tal motivo temos a exortação: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito está falando e devemos estar atentos para a voz do Espírito.
       A palavra de Deus nos exorta: "Hoje se ouvires a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Salmos 95.7-8; Hebreus 3.7-8; 15). Sendo assim, o Senhor Jesus diz que o semeador está semeando,mas entre tantas sementes apenas uma produz fruto e veremos porque.

1- A semente ao pé do caminho.

        A semente no pé do caminho é aquela semente que não é valorizada e nem cultivada. Para a palavra produzir fruto ela deve ser bem recebida e bem cultivada, senão ela ira morrer e tornar-se-a infrutífera. Portanto, chega ao nosso conhecimento que a palavra foi e está sendo lançada, mas é preciso entender o que está sendo dito e dar importância para a palavra, senão o diabo virá e arrancará a palavra do coração; pois ele deseja que a luz do evangelho não resplandeça nos corações. (2 Co 4.4).

2 - A semente nas pedras. 
        Essa é a semente que chega no coração e é bem recebida, entretanto, ela é recebida com interesse e quando não produz o "fruto" desejado ela é desprezada. Portanto, quem recebe a palavra com interesse acabará se frustando porque ela produzirá apenas a vontade de Deus. 

3- A semente nos espinhos. 
        É a semente que não produz frutos por causa do amor ao mundo que existe no coração. O coração dividido entre Deus e o mundo é incapaz de crer e de dar fruto. Ninguém pode servir a dois senhores.  

4- A semente em boa terra
        É a que foi ouvida e aceita e por consequência disso, a semente produz fruto para a vida eterna.

5- O fruto que a semente que irá produzir
        O fruto que a semente irá produzir é aquela que satisfaz a vontade de Deus e não a nossa própria vontade. Quem ouvir, aceitar e crer na Palavra de Deus será abençoado e produzirá muitos frutos.

Conclusão.
  "Quem tem ouvidos para ouvir ouça". Mateus 13.9
Pois a palavra produz fé e consequentemente produz a salvação, mas nem todos creem na palavra, porque Isaías disse: "Quem creu em nossa pregação?" (Isaías 53.1). Que possamos ouvir a voz do Espírito Santo.
    




COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 Comments:

  1. orides_paes@hotmail.com18 de abril de 2013 às 10:30

    é desta forma mesmo e eu creio muito na palavra e eu agradeço a voceis por esta palavra

    ResponderExcluir
  2. eu louvo a Deus por ter conhecido a palavra ,ele me tirou da bebida bebia mais de uma garrafa de pinga por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja a Deus pela sua palavra. Que possamos ler, ouvir e obedecer a Palavra de Deus . Que Deus abençoe.

      GUILHERME P PINHEIRO.

      Excluir