DÍZIMOS E OFERTAS.

GUILHERME P PINHEIRO




Imagem extraída de: teologiaemalta.blogspot.com


“Desde o dia de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes: tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
Trazei todos os dízimos para a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas dos céus, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha à maior abastança.” Malaquias 3.7-10


  No tempo do profeta Malaquias era um tempo em que assim como hoje o povo não sabe sobre a importância dos dízimos, das ofertas e muito menos sabe o significado de ofertar e de dizimar.
  Dizimo é 10% do meu salário bruto que eu dou, ou melhor, devolvo ao Senhor como símbolo de agradecimento. Esse dízimo deve ser usado em prol do templo e para o templo, nada de pastores pegarem esse dinheiro para si. O dízimo deve ser usado para pagar as contas do templo, para fazer construções no templo, para ajudar a sociedade em volta do templo, para sustentar os missionários que trabalham em prol do templo, para pagar os empregados (caseiro, limpador, etc).
  O povo se desviou e conseqüentemente desvirtuou o propósito original roubando a Deus nos dízimos e nas ofertas, porem esse roubar a   Deus não é não dar o dízimo ou não ofertar, mas é de pegar o dízimo e a oferta para si e usar para beneficio próprio. Por tal atitude o povo é amaldiçoado, os pastores são amaldiçoados, porque estão roubando a Deus. Saia na rua a noite num bairro de periferia e você verá quantos maloqueiros estão por aí e como o mal tem se multiplicado em meio a tantas igrejas abertas e estabelecidas nesses locais. Porque isso acontece? Porque estão abrindo igrejas não para evangelizar, mas para pegar dinheiro prometendo ao povo que dá; coisas superficiais e curas milagrosas.
  O apostolo Paulo diz: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. 2Corintios 9. 7
  Ofertar e dizimar não é uma obrigação, é um propósito. Cada um individualmente deve dar o que lhe é devido. A prioridade é a casa de Deus, então dizimar também é um ato de fé, mas Deus não está vendo a quantia, ele está vendo a qualidade. Como aquela viúva que ofertou uma moeda e Jesus disse que a oferta dela foi a maior de todas.
  Por fim, jamais temos o direito de exigir de Deus alguma coisa. “Fazei prova de mim diz o Senhor dos Exércitos, se...” Esse (se) faz toda a diferença, porque todos os dias, Deus abre sobre nós as janelas dos céus e derrama bênçãos tal que dela nos provém maior abastança. Ele sempre nos abençoa. Observe o salmo 104.27-29

“Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó”. Salmos 104:27-29

  Portanto, dizimar não é apenas dar dinheiro, mas é dar 10% de tudo o que você tem. 10% do seu trabalho, 10% da sua inteligência, 10% da sua dedicação, 10% da sua vida. Deus não precisa do dinheiro de ninguém, ele sabe que a igreja (templo) só pode permanecer se houver fundos nela e por isso manda o povo ofertar e dizimar e que as palavras do profeta Ageu possam ficar em nossos corações.

“Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.
Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR.
Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos”.
Ageu 1.2-10

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário