Comodismo cristão

Guilherme P.Pinheiro

imagem extraída de: ackimi.blogspot.com

"Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: "Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto! "
Ló, porém, lhes disse: Não, meu senhor!" Gênesis 19.17,18.

Quando falo de comodismo estou me referindo à acomodação, e no dicionário um dos significados para acomodado é: Conformado. Sendo assim, vamos através da vida de Ló aprender sobre comodismo cristão.

"E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor te destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando entra em Zoar.Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o Oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou suas tendas até Sodoma. Ora eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor". (Gn 13:10-13)

Nem sempre aquilo que é lindo é o melhor, e em relação a vida cristã, temos que saber que nosso coração é enganoso mais do que todas as coisas, e perverso.Quem o conhecerá?. (Jr 17:9)
E é por isso, que o caminho que aos olhos humanos parece ser direito, é muitas vezes aquele que leva à morte (Pv 14:12). Assim, só o Senhor pode nos mostrar o melhor caminho e nos abençoar com as melhores bênçãos; pois só ele conhece nosso coração e sabe todas as coisas. (Jr 17:10a; Sl 139:1-2). Por esse motivo, é que o Senhor nos convida a entregarmos nosso caminho para ele e confiarmos nele. (Sl 37:5; João 14:1).
Como cristãos nosso dever era depender do Senhor e permitir que Ele dirigisse nossa vida, mas não é isso que fazemos, e como Ló, fazemos escolhas segundo nossos próprios olhos, e nem nos importamos saber se é a vontade de Deus. Sendo assim, quebramos a cara.
Devemos saber que nossa pátria não é aqui, portanto não podemos nos conformar com este mundo. Somos escolhidos de Deus, e chamados seus filhos (a); não existem dúvida de que Ló era crente, contudo Ló era o crente que nasceu na igreja , pois sua família era cristã, como vemos isso em Gênesis 11:27-32. 
Todavia, como viera de uma família cristã, Ló tornou-se religioso e todos os religiosos são acomodados, isto porque a religião cega o (a) individuo (a) da verdade bíblica e o leva a seguir tradições e costumes de igreja criados por homens, e, ser religioso, é o primeiro passo para ser um (a) cristão (a) acomodado (a). Você é religioso?

1°-"E estava Ló assentado à porta de Sodoma" gn 19:1a

Esta atitude de Ló que a bíblia revela mostra que ele já estava se acostumando/conformando-se com o meio que ele habitava. Salmos 1:1 diz:

" Bem aventurados o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."



Se conformar com este mundo é pecado contra o Senhor e vai contra sua palavra, é por isso que Paulo roga aos crentes de Roma, para que eles não se conformem. Rm 12:2. Você é conformado com este mundo?

2°- "Ele porém demorava-se..." gn 19:16 a

A cidade estava prestes à ser destruída e Ló demorava para sair. Porque será? Sim!, este versículo mostra claramente que Ló tinha se acomodado em sua vida critã, e por este motivo esfriou-se na fé, e tornou-se um crente morno, ou o famoso crente Raimundo: Um pé na igreja e outro no mundo. 

"Assim, porque és morno, e não és frio e nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".(Ap 3:16)

"Não erreis: as más conversações/companhias corrompem os bons costumes." ( 1 co 15:33)

Você é morno?

3°- " E a mulher de Ló olhou para trás" Gn 19:26a


Ló conseguiu ser fiel, por mais que ele estivesse acomodado; já sua mulher apostatou da fé e voltou ao mundo, e a consequência foi logo vista:

" e tornou-se estátua de sal"( Gn 19:26). Sem gosto para Deus, alguém ruim.

"O justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele". ( Hb 10:38)

"Porquanto, se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: o cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama." ( 2 Pe 2:20-22) Você quer voltar ao mundo?

4°- " E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, derribando aquelas cidades em que Ló habitara". ( Gn 19:29)

Por causa de Abraão, Deus se lembrou e salvou a Ló. O que temos feito em relação as pessoas que estão desviadas e longe do Senhor? Sim!, Ló não merecia ser salvo, entretanto nosso Deus é um Deus misericordioso e benigno. (Lm 3:22)
Não podemos ser cristãos acomodados. Nosso objetivo aqui nesta terra é glorificar o nome do Senhor e pregar o evangelho. Se você tem falhado ou se sente fraco(a) ore à Deus. O filho(a) de Deus não pode ser um derrotado(a), sempre perdendo, caindo, fracassando e sofrendo. Cristo prometeu que somos mais do que vencedores Nele, e para não cairmos na acomodação, precisamos fazer o que Cristo ensinou em Lucas 21:36: Vigiar e orar. Você estará em pé diante o Filho do homem?

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comments:

  1. Essa Foi Linda hem...
    Muito Linda essa mensagem Continue sempre Assim Primoo... Homem Abençoado por Deus.....
    e aprendemos Bastante com essa lição...! não podemos esquecer de orar pelas pessoas que amamos...!pois deus Tb se lembrara delas.. beijo

    ResponderExcluir