TODO PODEROSO



imagem extraída de:

Recentemente tive uma ideia de escrever um livro, onde pensei em contar uma história de Deus dando seus poderes a uma determinada pessoa que está indignada e infeliz com a sua vida, para que dessa forma, quem sabe, ele possa encontrar o sentido da vida e ser feliz. Sim, tomei a mesma premissa que há no filme Todo Poderoso de 2003, seguindo a mesma linha, porem tendendo para um lado mais espiritual e pessoal e aprofundando mais o assunto.

Na época em que o “Todo Poderoso” foi lançado, muitos crentes (penso que até hoje), viram um filme blasfemo e que zomba de Deus, contudo, sempre achei o filme sensacional e que, para mim,  faltou mais profundidade em demonstrar o que o ser humano realmente seria capaz de fazer, caso tivesse os poderes de Deus, além da vingança e do sucesso pessoal.

O filme mostra um homem que reclama de Deus, de tudo o que tem e da própria vida, sem agradecer, demonstrando insatisfação em tudo o que faz (porque não está de acordo com a sua vontade). No filme, Bruce não valoriza nada que tem. Não valoriza a mulher, o carro, o apartamento, o emprego, chegando a dizer que tem uma vida medíocre e que não está feliz, culpando a Deus pelos seus fracassos, (pois para ele, Deus pode resolver tudo em um estralar de dedos), que chega a ser até engraçado, quando ele encontra Deus e Deus fala para ele que agora, com os seus poderes, pode resolver tudo em cinco minutos.

Existem muitas cenas interessantes nesse filme. A primeira cena é quando o personagem do Jim Carrey (Bruce), percebe que de fato tem os poderes divinos, então ele sobe até o alto de uma torre de energia com vários cabos elétricos e solta a frase: Seja feita a minha vontade, afinal ele agora virou o Todo Poderoso. Porém, mesmo com todos os poderes, demonstra não ter capacidade de dirigir a própria vida e quem dirá a dos outros. 

E é exatamente o que ele faz, ele começa a fazer a sua própria vontade sem medir as consequências de seus atos, ganhando prestigio profissional, tendo uma noite de amor inesquecível com a mulher, puxando a lua, (causando inúmeras tragédias marítimas), e tendo exclusividade nas noticias, fazendo um meteoro cair e prejudicando a concorrência, colocando um monte de maconha no veiculo, além de responder sim para todo mundo, transformando a cidade num verdadeiro caos.

A segunda frase, é quando Bruce esta numa festa, comemorando sua promoção como ancora no trabalho e sua mulher o pega beijando outra e vai embora. Ele ativa os sprinkler (chuveiros para incêndio) e expulsa todo mundo da festa, até ficar sozinho, com Deus, onde abre o coração e pergunta para Deus: Como fazer alguém te amar, sem interferir no livre-arbítrio? Onde surpreso, Deus responde:

- Bem vindo ao meu mundo filho, se souber a resposta para essa pergunta, por favor me diga.

O filme também mostra que o não de Deus é benção e que devemos ser grato pelo que temos e pelo que somos, mostrando depois que a vontade de Deus é de fato boa, perfeita e agradável e que a nossa, por mais que aos nossos olhos parecem ser boas, no final, leva a tragédia e até a morte (como de fato aconteceu com Bruce). 

E uma das melhores cenas do filme é o final, quando Deus fala para Bruce fazer uma oração. Ai ele ora aquela típica oração religiosa e hipócrita e também fajuta, até que Deus o repreende e pede para ele tentar outra vez, quando ele de fato abre o seu coração e é totalmente honesto com Deus, demonstrando que Oração que Deus responde e que ele deseja de nós é oração com sinceridade. Aprendi isso a primeira vez que li o livro do profeta Habacuque. "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão". Habacuque 1:2,3.

Sempre pensei nisso: O que eu faria se tivesse os poderes do Todo Poderoso? Seria egoísta ou solidário?  Graças a Deus que "não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniquidades". Salmos 103:10.

Guilherme P Pinheiro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário