NAO IGNOREMOS O FIM DO MUNDO


IMAGEM EXTRAÍDA DE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/05/por-que-humanidade-pode-ter-um-destino-semelhante-ao-dos-dinossauros.html

2 Pedro 3:1-14 vai dizer: "Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação".

Nos últimos dias, vemos ai o ataque da Rússia contra a Ucrânia e a iminência da guerra. Ficamos também apreensivos, com medo e na expectativa de que esse conflito se torne uma 3ª Guerra Mundial. Aí então, lembramos de textos bíblicos, principalmente daqueles que Jesus falou, que se refere ao principio das dores. Contudo, não é de hoje e nem é novidade "rumores de guerra, nação contra nação, reino contra reino, terremotos, fomes, pestilências, etc." (Mateus 24.7-13). Desde que o mundo é mundo, já se houve inúmeras pandemias, guerras, conflitos, catástrofes naturais e por isso que quando vemos essas coisas acontecerem, fique difícil de crer que o fim está próximo.

Como disse Salomão: "Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós". (Eclesiastes 1:4-10).

Nada do que acontece nessa terra, por mais espantoso que seja é novo. Já aconteceu nos anos passados. As pandemias trouxeram consigo a evolução da ciência no campo da saúde que fabricaram vacinas e meios de prevenção a inúmeras doenças. O covid-19 não é um vírus novo. Ele é apenas uma mutação de uma variante antiga, na qual não havia preparo humano e nem cientifico para o combater, pegando todos de surpresa. A guerra na Ucrânia não é a primeira invasão de um país ao outro, já aconteceu nos anos e séculos passados.

Por isso o apóstolo Pedro escreveu a sua segunda carta. Ele vem com uma mensagem interessante. Algumas pessoas começaram a questionar a vinda de Jesus e se de fato aconteceria. Quando Jesus ascendeu aos céus, eles ficaram olhando para o alto, até que vieram anjos e disseram aos discípulos que Ele voltaria um dia, desde então, começou os últimos dias, o fim dos tempos.

Com a morte de jesus, Deus deixa de lado o seu povo Israel e vai em busca dos outros povos: "Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue, compraste para Deus pessoas de toda a tribo, e língua, e povo, e nação". (Apocalipse 5.9); "Jesus devia morrer, não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos". (João 11.51-52). Afinal, o desejo de Deus é que: "Todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2.3-4).

Mas, da forma que somos impacientes e imediatistas e não pensamos nas coisas futuras, voluntariamente começamos a ignorar o fato de que pela palavra de Deus , passou a existir os céus, e a terra e que Deus condenou o mundo com as águas do dilúvio, e que hoje pela mesma palavra está predestinado o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Pedro alerta dizendo: "Amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se". (2 Pedro 3.8-9) E nos exorta dizendo que: "o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão, havendo, pois, de perecer todas estas coisas". (2 Pedro 3. 10-11).

Já vimos um meteoro caindo como um alerta do que está por vir. Vemos as imagens do que os mísseis fazem com as casas. As ameaças de bombas nucleares. De fato não restará pedra sobre pedra. "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz". (2 Pedro 3:13,14).

Que possamos entender que o fim está próximo e que possamos se arrepender, pois é chegado o Reino dos Céus, isto é: Parar de pecar e se atentar que o mundo vai de mal a pior, pois nos últimos tempos, disse Jesus: "A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará" (Mateus 24:12) além de vir: "homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela". (2 Timóteo 3:2-5).

Entretanto, essas descrições servem para que nos apeguemos a Deus e nos guardemos, para que então, quando o Senhor quiser, possamos ser arrebatados e estar para sempre com o Senhor. NÃO IGNOREMOS O FIM DO MUNDO!

Guilherme P Pinheiro

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comments:

  1. Penso neste texto - Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
    Efésios 5:14 ARC

    https://my.bible.com/pt/bible/212/EPH.5.14.ARC Para reflexão; me faz lembrar: "dá que estejamos preparados "Parábolas 10 virgens". Nunca como antes precisamos da comunhão da Igreja Senhor. Que o Senhor nos ajude. 1Co. 16:13 - 13 a Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos b varonilmente, e fortalecei-vos. Obrigado por esta leitura.

    ResponderExcluir