5 ATITUDES QUE PRECISAMOS TOMAR PARA VIVER COM DEUS


imagem extraída de: https://vivendoapalavradejesus.blogspot.com/2021/04/andando-na-luz-comunhao-com-deus.html

"Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele.". Salmos 37:4-7

Recentemente, após ouvir uma noticia de que ficaria desempregado, comecei a procurar emprego e conseguir na minha antiga área de telemarketing. Quando fui contratado, senti duas coisas: Primeiro, fiquei feliz, afinal é um emprego. Contudo, fiquei ansioso, apreensivo, afinal, eu já tenho experiência em telemarketing e sei que não é um mar de rosas.

Após esses sentimentos se aflorarem em mim, eu fiz algo que havia tempo que eu não fazia e posso confessar que essa atitude ( por mais que eu sempre goste de fazer); foi algo que uma entrega, joguei a responsabilidade para Deus e fui orar.

Quando terminei a oração, somente um texto da bíblia me veio a mente. E, como a bíblia é a palavra de Deus, então, deduzi que Deus queria responder a minha oração com aquele texto. Então, eu fui ler e tive a revelação de 5 atitudes que eu preciso ( e que devemos) fazer, se de fato queremos andar com Deus. Entre tantas ações que este salmo revela, 5 coisas são extremamente pessoais e o mais interessante, é que uma atitude, vem sempre antes da outra, mostrando que não é possível avançar sem antes tomar a primeira atitude.

E quais são essas atitudes?

Salmo 37.4

Deleita-te

Sim, precisamos entender o que é deleite.

No dicionário, deleite significa: sensação ou sentimento aprazível; satisfação, agrado, curtição, alegria, contentamento, prazer.

Mas... Espere ! Em que ou em quem devemos nos deleitar? O salmo responde: No Senhor! E o que acontecerá depois? O que receberemos em troca? A promessa de que Ele (Deus), irá tornar satisfeitos o desejo de nosso coração. Todos os nossos sonhos, planos, projetos, tudo o que mais queremos, almejamos, será satisfeito. Podemos não ter tudo, mas não nos fará falta, literalmente não fará diferença alguma.

Se deleitar no Senhor é para mim, a atitude mais desafiadora e mais difícil de todas e ela é a principal.

Sem esse deleite, jamais conseguiremos tomar as demais atitudes. Se deleitar no Senhor é desafiador, porque não traz nenhum prazer a primeiro momento, é algo que deve ser feito pela fé, acreditando realmente de que Deus fará o que prometeu. É viver acreditando que de fato valerá a pena abrir mão de todos os nossos desejos, sonhos e felicidade pessoal e viver para Ele, acreditando nele, dependendo Dele. É de fato se entregar, é a prova de amor que Deus busca, amá-lo acima de todas as coisas. Enquanto não negarmos a nós mesmos e encontrar prazer, alegria, satisfação no Senhor, jamais conseguiremos viver uma vida piedosa, santa, justa e boa com ele e perante ele. É uma escolha pessoal e uma entrega total !

E essa é a segunda atitude, a Entrega. Entregar é dar, é abrir mão. O dicionário traz palavras interessantes como: Atenção, entusiasmo, consideração, empenho, fervor. Eu entendo melhor essa palavra quando penso em um presente. Eu pego algo que custa algo pra mim, que é de valor, e dou para que outra pessoa cuide e faça com aquilo, o que ela quiser. Do momento que você da, entrega para a pessoa, você não tem mais poder sobre aquilo. E ai vem a pergunta: O que você e eu precisamos entregar para o Senhor? Ele ainda facilita a nossa decisão e pede o nosso coração. Ele quer a nossa vida. Sem o coração não vivemos, afinal, ele bombeia sangue para o corpo e é o sangue que transporta oxigênio, se o coração parar, acabou, fim da linha.

Deus quer nossa vida, estamos dispostos a entregá-la para Ele? Só conseguiremos fazer isso, quando nos deleitarmos nele.

E, depois da entrega, vem a terceira atitude: Confiar nele. A definição do dicionário é algo que me choca e que jamais vou esquecer isso. Confiar significa colocar a responsabilidade sobre alguém por (algo ou alguém) sob os cuidados, a guarda. Uma coisa tão importante quanto a nossa vida, só poderá ser entregue para alguém que de fato é de confiança. Confiar em Deus requer mais uma vez fé. Todos esses passos, todas essas atitudes, são atitudes/passos de fé. Por isso que Hebreus 11.6 vai dizer que sem fé é impossível agradar a Deus, porque um cisco de desconfiança ou incredulidade é o bastante para paralisar e estragar tudo. Sem confiança, há preocupação, ansiedade, aflição, desespero, pessimismo, etc.

A quarta atitude é: Descansar. Descansar significa: Livrar-se, tranquilizar-se, se acalmar. E essa atitude só será possível quando você tem confiança no outro, sabendo que aquilo que você deu será bem cuidado. Só ver um casamento. Sem confiança não há nada. Quando você acredita que o seu marido ou a sua esposa tem caráter, te ama e tem compromisso com a aliança que vocês fizeram de viverem juntos até a morte, então vocês descansam, mesmo em meio a distância. Descanso só é possível com confiança.

Por fim, a última atitude é esperar. Eu particularmente odeio esperar. Esperar requer paciência, esperar significa literalmente: Nao fazer nada, não tomar decisões, não desistir, até algo acontecer. É ter esperança.

Nada é fácil, todas essas atitudes são difíceis e uma está interligada com a outra. Requer fé, dar um salto no escuro, no desconhecido. Contudo, diferente de Sócrates que não sabia o que lhe aguardava, nós somos direcionados para uma pessoa, à Deus. Ele está de braços abertos e não nos obrigará a nada. Deve ser uma escolha pessoal, cheia de fé e de total entrega. Deus não quer nossa vida emprestada, Deus não quer tomar conta para depois nos devolver.

Ele quer ser o fiador, o dono de nossa vida e fazer com ela o que ele quiser. Não existe empréstimo com Deus, somente entrega total, liquidação total, sem desistência. E por isso, que antes de fazer qualquer coisa; ele nos convida a conhecer ele, afinal, só se ganha confiança quando se conhece alguém, pois a confiança é conquistada. É uma moeda de troca.

Ele nos deu os meios para o conhecer, e como disse Moisés e também o apóstolo Paulo: Está ai, ao seu alcance: "está perto de você; está em sua boca e em seu coração" a bíblia e a oração, e se qualquer um de nós, confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer com o coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, seremos salvos. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. E todo o que nele confia jamais será envergonhado". Deuteronômio 30.14 Romanos 10.9-13.

Guilherme P Pinheiro. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário