O SENHOR LUTARÁ POR NÓS

POR GUILHERME P PINHEIRO



imagem extraída de: https://fanf1.com.br/

"Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor. E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo. E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos. Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus". 2 Crônicas 20:3-15


Em meio a crise do Corona Vírus, o pânico se instaura, a calamidade pública se inicia, a quarentena é formada, o desespero bate a nossa porta. Comércios se fecham, falta mercadorias nos super - mercados, lugares públicos fechados, eventos e shows cancelados, voos interrompidos, fronteiras fechadas e o único lugar que nos parece seguro é a nossa casa. Não estamos em guerra contra um país ou uma nação, mas somos angustiados, aterrorizados e reprimidos pelo medo e pelo desespero por causa de um vírus, não letal (segundo a opinião de alguns), contudo, com uma capacidade de transmissão absurdamente rápida, onde OMS e grandes centros e organizações de Saúde e até países desenvolvidos perdem o controle e não sabem explicar como conter a epidemia (ou melhor dizer) a pandemia. 

Milhões desempregados e sem possibilidade alguma de conseguirem emprego e os autônomos ou os de pequenas empresas sofrem grande riscos de ficarem sem salário ou perderem seus empregos, além do risco de ir parar num hospital por causa de um vírus potente e que sofre mutação toda hora, invadindo as células e se multiplicando á casa dos milhares, disputando com os anti-corpos o lugar no seu hospedeiro. 

Uns dizem que é terrorismo, uns até ousam falar que foi de propósito: (culpa do comunismo chinês) e outros ( o que é a maioria, principalmente aqueles que são jovens) não estão nem ai, lotam bares, vão à baladas, lotam as praias (curtindo a "folga" do trabalho ou a "licença" da faculdade) para curtir, pois afinal, CORONA VÍRUS é apenas mais um vírus, não muito distante do que o vírus da gripe e que em um piscar de olhos, num estralar de dedos atingiu dois, vinte, dois mil, vinte mil, milhões de pessoas.  

Enfim, em meio a tantas informações, verdadeiras e falsas e até mesmo grandes especulações, aqueles que ainda tem esperança e de fato colocam sua fé em prática, voltam-se para a palavra de Deus, buscando naquele que é REFUGIO E FORTALEZA E SOCORRO BEM PRESENTE NO DIA DA ANGÚSTIA (SALMO 46); um certo tipo de consolo ou forma de sair disso tudo e ficar em paz.

Não é a primeira vez que epidemias e histerias sociais e de saúde atingem o ser humano. Se compararmos ao vírus da gripe em 1918 (uma pandemia do vírus influenza) que durante dois anos matou 50.000.000 de pessoas em todo o mundo, o corona vírus é fichinha ainda. Se compararmos aos SARS, ao MERS, ao H1N1, ao EBOLA, A PESTE NEGRA, A GRIPE ESPANHOLA e outras pandemias mundiais, que ainda existem, mas não são tao mais assustadores, começamos a perceber que sempre estivermos pré dispostos e expostos aos vírus. O que falar do HIV? Um vírus que ainda não tem CURA e NEM VACINA e que mata milhões em todo mundo e sem falar que é o primeiro (e tomara DEUS o único) que destrói todo o sistema imune do ser humano, vemos que poderia esse ser mais temeroso do que o CORONA que o corpo consegue destruir (na maioria dos casos).


Entre idas e vindas entre pandemias e epidemias, em meio a inúmeras mortes de pessoas, sejam elas velhas, crianças ou jovens, aqueles que ficam conseguem sobreviver e quem sabe até aprender alguma coisa com essas crises (o que é de se duvidar), pois nos esquecemos desses momentos e assim que passa voltamos aos nossos afazeres, as nossas vidas vazias e egoístas. 

No tempo de Jeosafá, também teve pânico, o líder de Judá (o próprio rei Jeosafá) temeu ( cronicas 20.3), contudo, seu temor foi acompanhado por uma atitude de fé e "pôs-se a buscar o Senhor" 2 Crônicas 20.3b. Além dele buscar ao Senhor, incentivou o povo a fazer o mesmo "e apregoou jejum em todo o Judá". Nada diferente dos dias atuais, onde as autoridades e governantes de nosso país, tem convidado e ordenado ao povo algumas exigências a serem cumpridas. "Eles ajuntaram, para pedir socorro ao Senhor; e também, todas as cidades vieram para buscar ao Senhor". 2 Crônicas 20.4. No tempo de crise, se uniram e em um só propósito, obedecendo á ordem do rei, uns se ajudaram aos outros e venceram a guerra.

Neles também, assim como nós, "não havia mais forças, perante esta grande multidão (essa pandemia do corona vírus) que vem contra nós, e não sabemos o que faremos2 Crônicas 20:12.

E todos, sem exceção, (crianças, mulheres, jovens, idosos, adultos) 2 Crônicas 20.13, depositaram sua última esperança e todas as suas forças no DEUS que TUDO PODE, estavam confiantes que: "Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás" 2 Crônicas 20.9 e nesta convicção, ouviram de DEUS aquilo que queremos ouvir HOJE! 


"Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão (desse vírus, dessa pandemia); pois a peleja não é vossa, mas de Deus". 2 Crônicas 20.15


Enclausurados em suas casas, somente buscando a DEUS em oração e consagração e fé ficaram conscientes de que "Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco" 2 Crônicas 20.17.

Devemos obedecer ao mandato das autoridades, devemos buscar ao Senhor e nessa atitude e postura de submissão à Deus e aos homens, veremos a salvação do SENHOR! 

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus !

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário