O MOVER DO ESPÍRITO EM MEIO AO CAOS

POR: Guilherme P Pinheiro


"No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1:1-3"


imagem extraída de: https://www.esbocosermao.com/

O primeiro livro da bíblia já nos traz uma mensagem maravilhosa. Vamos refletir em 5 pontos que o começo/Gênesis nos revela e qual é a mensagem que Deus nos passa.

1- DEUS EXISTE

Essa discussão acerca da existência de Deus não tem vez na bíblia, Deus existe e ponto, ela começa afirmando isso e termina afirmando isso. Salmo 14.1 diz que: "Disse o néscio (louco/tolo/idiota) no seu coração: Não há Deus". E Hebreus 11.6 diz que se queremos se aproximar de Deus devemos crer que ele existe. É claro que crer ou não crer é uma questão de fé, mas independente do que a gente acredite, DEUS EXISTE.

2- A TERRA ERA SEM FORMA

Há estudos que diz que entre o verso 1 até o verso 2, passaram-se milhares de anos. O que é sem forma? Imagina agora o maior quebra cabeça do mundo. De acordo com o guinness - book, ele tem 33.000 mil peças. Agora, imagina que ele está diante de você e é seu dever montar o quebra-cabeça e fazer ele ter forma, ter aparência. Ter forma é ter aparecia. A medida que você vai montando, ele vai criando imagem e beleza. Não é a toa que quando Deus terminou ele VIU e era muito bom. 
Nossa vida é assim, como um grande quebra-cabeça, ao ver um ultrassom pela primeira vez, você não vê nada e a medida que os meses passam, aquele girino, aquele embrião feio e liquido cria corpo, cabeça, pé, até mesmo o homem mais sábio do mundo ficava extasiado e não compreendia o modo dos ossos se formarem no ventre (Eclesiastes 11.5). 

3- A TERRA ERA VAZIA

A terra não tinha aparência e para piorar, ela estava vazia. Montar um quebra-cabeça e saber que falta peça é uma grande frustração. Abrir um presente e não ter nada ali é uma grande tristeza e motivo de raiva. Normalmente, em situações assim, pensamos em desistir, Deus está olhando e vendo e ele só encontra caos, desgraça, desilusão, vazio, será que poderia piorar?

4- HAVIA TREVAS

Sim! Já diz o ditado que : Não há nada de errado que não possa piorar. Alem de não ter forma, alem de não ter nada e ser um completo vazio, ainda havia trevas, escuridão. É como entrar numa casa e tentar encontrar alguma coisa em meio a escuridão, o perigo de se machucar é evidente e é melhor não fazer nada. 

Assim era a situação da terra, Deus está olhando, observando, será que existe alguma solução? 

5- O ESPIRITO DE DEUS SE MOVIA

Não importa o qual difícil ou impossível esteja a situação, os primeiros versículos da bíblia deixa claro que Deus é especialista em resolver os problemas. Isso acontece porque, enquanto o caos está acontecendo, enquanto Deus está observando, o seu ESPÍRITO SANTO está se movendo e o mover do Espírito incomoda e faz toda a diferença.

Por isso que a mensagem de alerta do escritor aos Hebreus é clara: HOJE! SE OUVIRES A VOZ DO ESPÍRITO! NÃO ENDUREÇA O SEU CORAÇÃO! (Hebreus 3.15).

O mover do Espírito não pode ficar inerte. Ele se move para criar vida, beleza, restauração, transformação. Antes da palavra de Deus ser declarada, vem o mover do Espírito. 

Deus falou e aconteceu, porque o Espírito se move. Podemos sentir. Que assim como a terra obedeceu a palavra que recebeu após sentir o mover do Espírito; que nós possamos também obedecer e deixar que a palavra nos transforme e nos dê vida.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário