COMO CAIM

Imagem extraída de: https://projetogospel.com


Todos conhecemos a história de Caim e Abel. Ambos eram irmãos, filhos de Adão e Eva. Um dia foram adorar/ofertar ao Senhor. Caim trouxe de seus melhores frutos e as suas primicias e Abel trouxe um cordeiro. Ambos cumpriram a palavra do Senhor, contudo, Deus atentou para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e a sua oferta não atentou. Isso provocou em Caim alguns sentimentos:

1- Irou-se fortemente. 
A palavra aconselha para que quando ficarmos irados, não pecarmos (Ef 4.26), isto porque a ira é um sentimento intenso de ódio, rancor, fúria, dirigida a uma pessoa em razão de um insulto. Caim se sentiu insultado e por isso ficou furioso. Quando isso acontece, a única coisa que podemos fazer para nos sentirmos bem é se vingar (o que Caim realmente fez). 

2- Descaiu-lhe o semblante.
Nem tudo é maldade, a injustiça e o insulto nos ofende. Não quero dizer aqui que Deus errou e tal, não vou entrar nessa discussão, a questão aqui é a lição de como devemos lidar com os nossos sentimentos negativos e pecaminosos. Descair o semblante é: ficar com expressão abatida, triste. ficar com expressão de desapontamento. 
.
Quando fazemos tudo certo e somos rejeitados ou deixado de lado, ficamos abatidos. Posso crer que Caim tinha boas intenções quando ofertou ao Senhor. Posso crer que ele realmente deu o seu melhor, mas por algum motivo, Deus escolheu Abel.
.
Vemos que após esses sentimentos se aflorarem em Caim, rapidamente Deus foi tratar com ele para ensiná-lo a dominar os seus sentimentos e seus desejos. Deus o leva à refletir e dá-se a entender que Caim foi rejeitado porque fez a oferta de forma errada e se fizesse certo, então seria aceito. 
O problema é que podemos refletir e realmente reconhecer o nosso erro ou podemos, assim como Caim, não dar ouvidos e nos vingar, fazer aquilo que realmente queremos fazer apenas para nos sentir bem.
.
Caim é tido como exemplo de ser humano que Deus não se agrada, e quem segue seus caminhos estão no caminho da perdição (Jd 1.11).
.
No final do mês de outubro, aconteceu coisas semelhantes comigo assim como aconteceu com Caim.
.
Meu irmão veio para Sp e parecia uma celebridade. Todos bajulando, fazendo almoço, convidando para as suas casas, os meus pais dando dinheiro para saírem, pagarem a diferença da TV, etc. Me senti o irmão mais velho do filho pródigo (Lc 15.11-32), que fica em casa e nem sequer um cabrito tem para celebrar. Me senti como Caim.  Fiquei fortemente irado e descaiu-lhe o meu semblante. Fiquei enciumado e quis me vingar, até que me lembrei desse episódio e comecei a meditar na Palavra de Deus. 
.
Isso foi o que aconteceu com Caim, ele fez algo esperando receber algo em troca, foi rejeitado, ficou furioso por causa da rejeição, abatido pelo mesmo motivo, enciumado porque seu irmão foi aceito e ele não. Deus veio com a sua palavra para impedi-lo de pecar. Todavia, Caim escolheu o caminho errado, o caminho do mal e pecou. 
.
Creio que todos nós, principalmente que temos irmãos, nos sentiremos como Caim algum dia, e assim como Deus veio falar com ele, Ele virá até nós, para que dessa forma possamos ficar aconselhados à não pecarmos. Que não possamos ser e nem agir como Caim que rejeitou a palavra e pecou. 
.
Que Deus abençoe em nome de Jesus.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário