AS FRASES DE JESUS NA CRUZ

imagem extraída de: https://juliofreitas.com

A missão de Jesus era clara: 

1. NASCER DA VIRGEM: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". Isaías 7.14; "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco". Mateus 1.22,23.

2. CRESCER EM GRAÇA E CONHECIMENTO: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens"Lucas 2.52

3. TER O ESPÍRITO SANTO: "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". Mateus 3.16,17; "O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu" Isaías 61.1a Para que dessa forma ele pudesse...

4- CUMPRIR SEU MINISTÉRIO, que era:"Pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61.1b ; "E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4.17-19, onde Jesus cumpriu fielmente e cabalmente. Ainda era necessário que:

5- JESUS FOSSE LEVANTADO NUMA CRUZ: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.14,15, pois na história de Moisés a serpente de bronze foi levantada para curar as enfermidades e salvar todos aqueles que olhavam para ela: "E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21.8,9

Depois desses acontecimentos, Jesus já podia encerrar seu ministério e consumar a sua obra, não precisava suportar mais nada e nem sofrer mais. Contudo, Ele ainda ficou vivo e durante 6 horas de puro sofrimento e dor insuportável ele proferiu 7 frases. Por que? O que Jesus ensina com isso? 

1- “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34)

Muitos acreditam que Jesus disse isso, porque naquele momento, Deus Pai se enfureceu, e para evitar uma catástrofe, Jesus pediu ao Pai que perdoasse os Romanos e o povo, entretanto, podemos questionar essa afirmação, já que na cruz, Jesus era: "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"(João 1.29). Então, é certo afirmar que Deus derramou toda a sua ira em seu Filho. Sendo assim, o que significa esse pedido de perdão?
Significa que sendo o Cordeiro que tira o pecado, ali naquele momento, Jesus deixou claro que a sua obra estava completa e que através de seu sacrifício, alcançamos o perdão de Deus. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo". 1 João 2.1Agora, só nos resta confessar os nossos pecados para que dessa forma, Deus lance eles no mar do esquecimento e nos purifique com o sangue de seu precioso Filho: "Vinde então, e confesse-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Isaías 1.18 ; "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" Romanos 5.1.
Então, aceite o perdão de Deus, Ele já te perdoou e me perdoou. Não importa o quão terrível seja o nosso passado ou o nosso presente, se confessarmos nossos pecados, com sinceridade e verdadeiro arrependimento, seremos perdoados.

2-“Em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43).

Assim como o Cordeiro tira o pecado, ele também salva. Assim como o sangue salvou da morte os israelitas em sua saída do Egito, o sangue de Jesus também nos salva da condenação eterna e da morte eterna. Ele veio para termos vida abundante aqui na terra e como ele ressuscitou, temos vida eterna com Ele. Seu próprio nome significa isso: " E chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1.21Seu nome em grego é YESHUA que significa “salvar". Ele é o nosso SALVADOR.
Foi isso que o Dimas (O ladrão da cruz) reconheceu. Ele zombava de Cristo no começo, mas depois de ter ouvido a sua declaração de perdão, ele reconheceu que estava morrendo por causa de seus pecados e olhou para Cristo, reconheceu Ele como Senhor: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.Lucas 23.42". e pediu para o salvar. Se nos arrependermos, reconhecermos os nossos pecados, confessarmos eles e aceitar Jesus como nosso Salvador e reconhecer que ele é Senhor de nossas vidas, então seremos salvos HOJE MESMO!: "Ao saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" Romanos 10.9,10.

3-  “Mulher eis aí o teu filho”, e ao discípulo: “Eis aí a tua mãe” (João 19.26,27).

Não há um significado  teológico nessa frase, Jesus simplesmente disse para Maria que João cuidaria dela. A prova disto, é que o próprio João entendeu desta forma ao levá-la para casa a partir daquele momento (Jo 19:27). José já havia falecido e não sabemos muita coisa acerca dos irmãos de Jesus, a única coisa que sabemos é que Jesus tinha irmãos e que Maria não era mais virgem na carne.  Jesus demonstrou a sua atitude de responsabilidade familiar.Como o mais velho dos filhos de Maria (Mateus 13:55-56), o primogênito tinha a responsabilidade de assegurar seu bem-estar. Jesus, um filho exemplar desde sua infância (Lucas 2:51-52), mostrou esta preocupação até suas últimas horas. Com isso aprendemos que devemos assegurar aos nossos pais que eles se orgulhem por ter nos amado e feito o melhor para nós. Devemos amar nossos pais e cuidar deles, na cruz Jesus cumpriu o mandamento de honrar pai e mãe.

4- “Eloí, Eloí, lamá sabactâni” (Mt 27:46)

No original, sua tradução é: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonastes?” (Mt 27.46; Mc 15.34). Também é uma referência as Escrituras Sagradas, o Salmo 22.1: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”  
Aqui é expressado o desespero de Cristo ao sentir todo o abandono de Deus. Ele sempre foi unido a presença do Pai e por causa de nossos pecados, ao carregar sobre si as nossas iniquidades, Ele se sentiu sozinho e clamou a Deus. Na cruz, Jesus sentiu a dor do desespero em meio ao sofrimento e a eminencia da morte. Não é a toa que o autor aos Hebreus vai dizer que ele passou por tudo o que nós passamos. A morte não podia levá-lo, mas Jesus ficou na cruz para saber exatamente o que nós, como seres humanos, sentimos na hora do sofrimento e da morte. Além de nos preocuparmos com nossas famílias, choramos e nos desesperamos, dizemos que não há mais nada o que fazer, isso nos deprimi.
Na cruz, Jesus nos mostra que as vezes Deus vai nos "abandonar" por um momento. Ele vai se calar em nossa dor. Teve trevas sobre a terra, a luz de Deus não brilhou naquele momento, contudo, não significa que Deus não está no controle. Mesmo desamparado, Jesus tinha o controle total de todos os acontecimentos e mesmo que nos sentimos sozinhos, Ele está ali olhando para nós e pronto para nos salvar.  A frase de Jesus revela uma fé muito profunda. Ele nos ensina que em momentos difíceis da vida, onde não há nada para fazer, devemos ORAR! 

5- “Tenho sede” (João 19:28)

Na cruz, com toda a perda de sangue, Jesus claramente se encontra desidratado, assim ele tem sede. Essa frase revela que em momentos de dificuldade, devemos ser humildes e pedir ajuda. Contudo, deram vinho que Jesus recusou (Mt 27.34 ), pois ele precisava estar consciente e puro para cumprir a sua missão, mas ele aceitou o vinagre. Embora pudesse parecer um gesto de compaixão dar vinagre para Jesus, que naquele momento, era um sedento crucificado, este ato foi um ato de crueldade, pois com isto a sua vida se prolongaria mais um pouco na cruz. Depois de tomar o vinagre, Jesus falou mais duas coisas antes de entregar seu espírito, isso foi feito para se cumprir as escrituras, pois além de concluir sua missão salvadora, Jesus também veio cumprir a lei: "Não penseis que vim anular a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Mateus 5.17, desse modo, cumpriu-se integralmente a profecia: "na minha sede me deram a beber vinagre" (Sl 69.21).

6-  “Está consumado” (Jo 19:30). 

Após Jesus ter tomado o vinagre que os soldados lhe deram, disse: Está consumado! No grego o termo utilizado é tetelestai, um verbo que significa “completo”, “terminado”, “cumprido”.
Jesus foi o sacrifício perfeito, não há mais sacrifícios.  No século I, quando um criminoso chegava a cumprir a sua pena, o juiz responsável pela soltura do condenado, riscava a cédula, especialmente na parte onde os crimes estavam apontados, e, no rodapé, escrevia TETELESTAI. Pronto! O indivíduo não devia mais nada à justiça. Estava livre da condenação e, agora, poderia desfrutar da paz e da liberdade.
Agora "nenhuma condenação há” (Rm. 8.1). Todas as nossas maldições foram levadas e, ali na cruz, aniquiladas (Isaías 53). Estamos livres para viver a plenitude da vida de Cristo. Ele se tornou maldito por nós, oprimido por nossas iniquidades e transgressões. Ele fez questão de ficar vivo 6 horas, para que pudesse nos perdoar, nos dar certeza de salvação, nos ensinar como agir em momentos de dificuldades, nos mostrou que devemos pedir ajuda e nunca desistir, e, aceitar o fim quando necessário, sabendo que Deus cuida de nós e que está pronto para nos salvar!

7- “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23:46). 

Nessa frase Jesus também faz referência ao cumprimento das Escrituras, citando o Salmo 31.5: “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade”. O Senhor da vida, finalmente "deu a sua vida em favor de muitos" (Mt 20.28b); (2 Tm 2.6). Aqui é revelado o que acontece conosco depois da nossa morte: NOS ENCONTRAMOS COM DEUS !  (Ec 12.7); (Hb 9.27).

Você está pronto para encontrar com o seu Criador, Pai, Deus? 

Por fim, vemos que Jesus esperou 6 horas para nos perdoar, nos dar certeza de salvação se reconhecermos o seu senhorio em nossas vidas e aceitá-lo como salvador, confessando com a boca e crendo com o coração (Rm 10.10-13), nos mostrou que devemos honrar nossos pais, nos ensinou que mesmo sentido-nos desamparados, devemos crer que Deus está no controle e orar! Tirou nossa vergonha de pedir ajuda em momentos de angústia, dor e desespero, pois necessitamos de ajuda em momentos de dificuldade. Consumou sua obra e seu ministério, cumprindo-o com perfeição e nunca desistiu. Foi determinado, corajoso e forte. 
Existem momentos que vão nos desanimar e nos abalar, mas Jesus ensina a cumprir até o fim, pois há recompensa, como ele mesmo disse: "grande é o vosso galardão nos céus" ! E que no final, nos encontraremos com nosso Pai Eterno e nosso Criador, estaremos frente á Ele, como ele nos receberá? De braços abertos dizendo para entrarmos na sua alegria eterna ou decepcionado e com pesar nos dizer que não nos conhece, porque a vida toda escolhermos não crer nele e não aceitamos a sua obra e nem aquilo que ele fez por nós?

Que essa reflexão fale ao seu coração! Que Deus abençoe em nome de Jesus!

Guilherme P Pinheiro.











COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário