DEUS É HUMILDE?

GUILHERME P PINHEIRO

IMAGEM EXTRAÍDA DE: mraneragracadagarca.blogspot.com

        Há algum tempo atrás fui indagado com as seguintes perguntas: Deus é humilde? Se Deus é humilde então porque ele quer toda honra e glória só para ele? Tais perguntas me fizeram ficar sem resposta no momento e fiquei pensando nelas. Refletindo fui pesquisar sobre a humildade de Deus e nada encotrava de resposta.
        Um dia, passeando pela bíblia, encontrei um texto interessante de João capítulo 1 que dizia: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1.14). Aí, nesse exato momento, e nesse pequeno versículo veio a resposta clara ao meu coração. Deus é humilde porque ele se fez carne. O que isso significa?
        Significa que para um Deus (um ser divino) com Todo o poder, com toda a onisciencia, onipresença, atemporal, imortal e ilimitado se tornar humano com limitações fisicas, preso ao tempo, mortal é uma humilhação. Deus se fez carne ao extremo, ele se rebaixou ao máximo ao ponto de nascer de um ventre como bebe e se limitar a crescer em estatura, graça e conhecimento, ter que estudar pois sua mente humana é confusa e ignorante e sofrer cansaço, ter sono, chorar, ficar triste, ser tentado, traído, maltratado, ignorado, cuspido na face, zombado e morto. Essa é a maior prova da humildade de Deus, pois para um Deus se tornar homem é uma humilhação. O que é ser humilde? O dicionario explica muito bem.

Para o dicionário humilde é:

"Humilde é um adjetivo de dois gêneros que descreve alguém que dá aparência de humildade. Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, submissa, recatada que se curva por sentimentos de fraqueza ou modéstia. Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da palavra.Uma pessoa humilde (palavra que em inglês é traduzida como humble) pode ser classificada dessa forma por não possuir riquezas. No entanto, a humildade pode ser um traço do caráter de uma pessoa, o que significa que até uma pessoa milionária pode ser humilde. O oposto da humildade é a arrogância.A palavra humilde é muitas vezes usada como um eufemismo para dizer que alguma coisa é pobre ou medíocre".

   Alguem pode dizer que Jesus não foi essas coisas? Claro que é um erro comparar a pessoa de Cristo com o significado de ser humilde, mas o que quero enfatizar é que Deus é humilde porque por mais que ele tenha todo o poder, por mais que ele conheça todas as coisas e por mais que ele possa num piscar de olhos destruir e reconstruir, ele AMA, É MISERICORDIOSO, NÃO ABUSA DE SEU PODER, SE IMPORTA COM A NOSSA OPINIÃO E QUER QUE SEJAMOS SEUS AMIGOS E QUE TENHAMOS COMUNHÃO COM ELE. 
    Assim sendo, se alguem perguntar: Deus é humilde? Responda sim. E se ainda insistirem perguntando: Se Deus é humilde então porque ele quer toda honra e glória só para ele? Responda: Ele é humilde porque ele se tornou carne e para um Deus se tornar homem é uma humilhação e a maior prova de humildade de Deus que existe. Ele se inclina para ouvir o seu povo (Exôdo 3.7-8), ele quer saber como estamos (Genesis 3.9), ele lava os nossos pés e perdoa nossos pecados (João 13 e I João 1.9). 
   Portanto, sim, toda honra e glória ao nosso Deus e é por isso que ele "resiste aos soberbos, da graça aos humildes" (Tiago 4.6); porque ele é humilde !!!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário