A SINDROME DE ADAO NO ÉDEN



E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e o guardar. [...]
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Gênesis 2:15; 18-20.


O relato de Genesis reflete a preocupação dos dias de hoje. Deus criou Adão e o colocou no Éden, um paraíso tropical, tudo o que desejamos hoje em dia.

Rios de aguas cristalinas, arvores frutíferas que não acabam mais, silencio e paz. Não havia ninguém, somente Adão. Isso despertou preocupação na mente divina de modo que Ele falou : "Não é bom que o homem esteja só". (Genesis 2.16).

Interessante é o que vem a seguir. Deus traz os animais. Tenta preencher o vazio de Adão com os bichos de estimação, porem a situação ficou ainda pior, pois todos tinham casais e Adão não, aumentando assim a sua solidão.


Então, Deus falou pra Adão por o nome nos bichos, o encheu de trabalho. Contudo, isso também não resolveu seu problema. Dessa forma, Deus viu que a única solução era criar outra pessoa, e assim criou a mulher !

Juntos, Deus os uniu em sagrado matrimonio e ordenou-lhes a serem felizes, desfrutarem da companhia um do outro, se descobrindo, se amando, se envolvendo.

Tem até uma poesia que diz que após esse encontro, Adão nem quis mais saber de animal e até deixou para traz muito bicho sem nome catalogado.

Contudo, hoje vivemos a síndrome de Adão no jardim do Éden. Queremos nos afastar das pessoas e viver com os animais. Queremos voltar para a solidão do principio.

Além disso, queremos preencher o vazio e a solidão com o trabalho. Vivemos trabalhando e morremos por causa dele. Saímos de casa as 6.00h da manha e voltamos 20.00h, isso quando não fazemos hora extra.

Hoje em dia, temos ai as drogas, desde os vícios mais simplistas e comuns, os "sociáveis" como as bebidas, o fumo, mergulhando nas mais pesadas, tais como a prostituição, a cocaína, o crack, a pornografia, diluindo nosso ser e criando um vazio existencial profundo.

Estamos desesperados por companhia, por amor, por intimidade. Nos apegamos a religião, aos cultos místicos e nos afogamos no rio da insanidade e das fantasias para tentar fugir da realidade de um mundo caótico e que de fato jaz no maligno.

O outro sintoma, dessa síndrome de Adão, é a antiga mania de culpar os outros. Quando Adão pecou e Deus lhe trouxe para prestar contas, com o objetivo que Adão confessasse seu pecado, Adão culpou a mulher e a Deus "Foi a mulher que tu me deste" (Genesis 3.12); e esta, por outrora, também culpou a serpente: "a serpente me enganou e eu comi" (Genesis 3.13).

E assim esse ciclo de culpa e pecado não confessado nos segue ate hoje, dando ao diabo o poder e autoridade que ele não tem, afinal, tudo é culpa do diabo, da serpente.

E dessa forma, começamos a gerar doenças psicossomáticas, provenientes de uma alma adoecida e desesperada de salvação, mas ao invés de reconhecermos o problema, ocultamos ele, varrendo a sujeira para debaixo do tapete e vivemos fingindo que estamos bem.

E toda essa sujeira resulta em culpa, compulsão, vícios, síndromes do pânico, depressão, doenças, nos fazendo se embriagar com vinho e criando contenda conosco e com os outros, ao invés de nos encher do Espírito, onde há graça e liberdade.

Lembrando que o vinho que Paulo se refere aqui em Efésios 5.18, é de fato uma metáfora para tudo aquilo que nos embriaga, nos escraviza e nos tira o juízo, entorpecendo a consciência, cegando nosso entendimento, dando lugar para que o deus deste século nos torne mentalmente cauterizados e dessa forma, não consigamos enxergar a luz da glória de Cristo e a sua verdade que nos liberta, traz vida abundante e paz.

Por outro lado, graças ao bom Deus e as suas infinitas e eternas misericórdias que se renovam a cada manha, podemos, receber a cura da nossa alma que clama desesperada, fazendo nosso coração palpitar de tanta tensão e pânico.

E a cura que Deus nos oferece, encontramos em seu filho Jesus, aquele que perdoa os nossos pecados e sara toda a dor. (Salmo 103.3). Jesus é o Príncipe da paz e ele veio para nos dar vida e VIDA ABUNDANTE !

Em Cristo, todas as nossas enfermidades são curadas e nossas síndromes desfeitas. Em Cristo somos mais que vencedores ! Em Cristo, podemos recomeçar de novo e fazer diferente, fazer melhor, afinal, se alguém esta em Cristo, é nova criatura ! (2 Coríntios 5.17).

Jesus foi entregue por nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação ( Romanos 4.25) e fez isso por amor, para nos salvar de nós mesmos e da morte eterna.

Portanto, que possamos crer em Cristo de todo o nosso coração, recebendo o seu perdão; pois na sua presença há abundancia de alegria e delicias, deixando nosso coração satisfeito e livres de toda síndrome, doença ou religiosidade, como diz a Palavra:

"Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2 Coríntios 3.17

Que possamos desfrutar dessa liberdade e vivermos para a glória de Deus !

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário