A SABEDORIA É A COISA PRINCIPAL

Por: Guilherme P Pinheiro


Recentemente, estive meditando na história de Salomão. Em uma certa feita, Salomão tem uma oportunidade única. O Deus Todo Poderoso, aquele que pode fazer qualquer coisa apenas com o poder da sua palavra, aparece para Salomão e faz uma proposta irrecusável. Ele sugere e propõe para Salomão o seguinte: Pede o que quiser e eu te darei.

Já imaginou isso? O que você pediria? Pediria para ganhar bilhões de reais? Pediria vida longa? Pediria saúde eterna? Eu com certeza, pediria essas coisas e muito mais. Em sua inocência de jovem, Salomão se demonstra humilde o bastante para reconhecer que não está preparado para ser rei e então pede sabedoria e conhecimento.

Seu pedido surpreende até o Deus Onisciente, pois Deus diz: “ Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.”2 Crônicas 1:11,12

Pensando e meditando nisso, a primeiro momento falei comigo mesmo: Salomão foi burro, o que vai adiantar ser sábio? Mas, depois de algumas experiencias cotidianas e mais um pouco de meditação, me peguei sorrindo, afinal, Salomão acertou em cheio em seu pedido, pois a sabedoria é a coisa principal. Quando temos sabedoria, transformamos R$ 1.00 em R$ 100,00, fazemos escolhas certas e vivemos bem com as pessoas. Com sabedoria nossa vida se torna muito melhor, nossas decisões são calculadas e na maioria das vezes, bem acertadas.

Davi já tinha dado esse conselho para Salomão. Salomão relata em Provérbios 4.4-10 que seu pai Davi o aconselhou a buscar a sabedoria, pois: “A sabedoria é a coisa principal” e que era para Salomão buscar sabedoria mais do que a prata ou o ouro, pois com sabedoria e inteligência, ele se tornaria rico e agraciado, faria ele ter vida tranquila e sossegada, muitos anos de vida e andaria em caminhos de retidão, Ele seria exaltado e bem sucedido em tudo o que fizesse.

Além disso, só tememos a Deus, quando temos sabedoria, afinal, o temor do Senhor é o principio da sabedoria. Quando vemos alguém bem sucedido, seja porque passou em concurso ou tem um emprego maravilhoso, pode ter certeza que estas pessoas investiu tempos e horas estudando e se preparando. É a questão da colheita, primeiro você planta e depois você colhe. Primeiro você investe, depois você resgata com juros e correção monetária. Salomão também diz que o sábio ver o mal e esconde-se (foge), já os tolos e imprudentes, passam adiante e sofrem as consequências, mostrando que a sabedoria também nos leva a viver uma vida plena, alegre e em paz.

Em um mundo e num tempo que pessoas correm, vivem e morrem por dinheiro e prazer, ter sabedoria é tolice, e a primeiro momento, a grosso modo, até mesmo para nós, não vale a pena gastar horas e horas em cursos preparatórios ou estudos e nem mesmo lendo livros, pois isso não trará nenhuma recompensa, contudo, se pensarmos a longo prazo, de fato sabedoria é o principal, pois tendo sabedoria no agir, no falar e no viver, somos imbatíveis e destaques em qualquer coisa que fizermos e em qualquer lugar que estejamos.

Por isso, Tiago aconselha que ao invés de pedirmos riquezas, que possamos pedir sabedoria á Deus, que dá deliberadamente. Quando temos sabedoria, diz Salomão; que além de alcançarmos o favor do Senhor, também conseguimos encontrar o conhecimento de Deus. Então, quando temos sabedoria, pensamos e vemos a vida como Deus vê. Além disso, os sábios herdarão honra, serão honrados, enquanto os insensatos tomarão sobre si confusão, ficarão perdidos em tudo o que fazem e não entenderão o que está acontecendo.

E como conseguimos sabedoria? Fácil! Pedindo a Deus e lendo a sua palavra, principalmente provérbios, afinal a finalidade e o objetivo do livro foi para: conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições. Provérbios 1:2-6

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário