COMO TEMOS USADO O NOSSO TEMPO?


Por: Guilherme P Pinheiro

imagem extraída de: https://br.pinterest.com/

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5.15-17

As vezes nos esquecemos que a bíblia foi escrita para a igreja, para os crentes. As cartas de Paulo traz consigo inúmeros conselhos práticos de como viver a vida cristã. O verso 1 desse capítulo 5 DE Efésios, começa dizendo para sermos imitadores de Deus, como filhos amados. Logo após esse conselho, Paulo da inúmeras orientações acerca da conduta e de como devemos viver a nossa vida em meio a uma geração corrompida e perversa.

Nesses trechos específicos, Paulo conclui o capítulo 5 de forma magistral e no verso 15 ele diz:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios"

A coisa mais difícil para o ser humano fazer é reconhecer que está errado. Normalmente fomos ensinados a viver de uma maneira e desde então fazemos aquilo que nos parece certo. No verso 15, o Apostolo Paulo nos convida a nos examinar a nós mesmo como faz em 1 Coríntios, contudo, essa auto-análise já não tem a haver com uma questão dogmática ou como se comportar na igreja ou no culto, mas sim, uma analise pessoal, de como estamos vivendo a nossa vida. 

Como estamos vivendo a nossa vida?

Uma pergunta para pensarmos, pois, afinal, temos que ser imitadores de Deus. O que talvez não entrou ainda na nossa cabeça, que desde que nos convertemos, fomos feitos novamente imagem e semelhança do Criador, e já não somos mais nós que vivemos, mas Cristo vive em nós. A primeira frase usa dois verbos, o primeiro verbo ver (perceber, enxergar, observar a si mesmo ou outra coisa ou pessoa) e o segundo verbo: Prudente (Cuidadosa). O que nos remete a ideia de que precisamos olhar para o nosso estilo de vida e com cuidado, minuciosamente, nos mínimos detalhes, observar ou enxergar a forma que estamos vivendo e continua o versículo, que devemos andar como sábios (sabendo o que faz) e não como loucos. E, honestamente, desculpe se vou magoar alguém agora, muitas vezes parecemos malucos, alienados, que nos esquecemos de viver e fomos cegos pela religião, seguindo apenas doutrinas de homens.

O verso 16 vai dizer algo interessante que é: Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Sempre pensei que remir tinha haver com aproveitar. E algumas versões vai usar exatamente essa expressão, mas ta errado. Quando descobri o verdadeiro significado da palavra remir, fiquei de queixo caído. Remir significa: livrar-se, libertar-se, resgatar. Nesse contexto, indica que podemos estar escravos do tempo, presos no tempo e precisamos obrigatoriamente nos libertar disso. 

Por isso, surge uma pergunta: O que tem roubado nosso tempo? Como temos usado o nosso tempo? 

Recentemente, antes da quarentena, pensávamos que não tínhamos tempo, pois estávamos atarefados demais para parar e aproveitar a vida, ler um livro, a bíblia, orar e estar com a família, afinal, tenho que estudar, trabalhar, etc. Contudo, chega a quarentena, e percebemos, que mesmo em casa, ainda não temos tempo para nada. Como assim? Exatamente! O que urgentemente nos alerta que algo tem tirado e nos prendido no tempo, o tempo que deveríamos estar usando de forma proveitosa, estamos de algum modo perdendo ele. Por isso, quando Paulo diz para remir o tempo, ele esta falando de prioridades, para nos libertamos daquilo que não tem utilidade e começar a gastar tempo no que tem de fato valor, pois os dias são maus e passam voando.

Por fim, o apóstolo novamente nos alerta para uma vida consciente e prudente, mas agora, já não é mais um convite a uma auto analise, mas sim, uma ordem, para andar de forma sensata, pois o insensato vive de qualquer jeito e não podemos viver assim e se estivermos perdidos, devemos buscar entender qual é a vontade de Deus, e esse conselho se alastra ate o fim desse capitulo, pois mais à frente, Paulo vai orientar a viver sóbrio e se encher do Espírito, com um estilo de vida santificado, cantando hinos, e falando em salmos em nosso coração, indicando um fortalecimento de mente para se manter puro nessa vida, agradecendo a Deus por tudo e sendo submissos no temor de Deus, pois assim como marido e mulher vivem uma vida intima, consagrada e dedicada um ao outro, como noiva de Cristo devemos ser e viver assim também.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário