AUTORIDADE É SER SÁBIO

O sábio vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena" Provérbios 27.12.


imagem extraída de: swasthyayogabraga.com

Quando era criança, cresci ouvindo que antes de fazer algo primeiro era preciso estudar sobre. Então eu estudei tudo aquilo que eu queria, fiz teologia, porque queria pregar. Estudei sobre família, pois queria ter uma.

Após anos de estudo, chegou a hora de expor aquilo que sabia e foi em um desses momentos que ouvi a frase mais contraditória da vida:

- Você não pode falar daquilo que não vive!

Ora, não era apenas ter conhecimento daquele assunto para estar preparado para aquilo? Como então se define autoridade para falar de um determinado assunto?

Nesse entrave, tive que fazer algumas coisas e se eu voltar a falar de tal assunto terei "autoridade" sobre tal coisa. Contudo, hoje vejo que podemos falar daquilo que não vivemos, afinal, se o conhecimento existe, imaginamos que sabemos para onde devemos ir e o que devemos fazer. O que eu fiz não me deu conhecimento, apenas me trouxe experiência.

A experiência sim precisa viver para ter. Agora, deter autoridade não precisa, basta ter conhecimento, afinal se virmos um buraco, jamais cairemos nele.

Assim, chego a conclusão que possuir autoridade é ser sábio, "O sábio vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena" é o que disse o experiente e sábio Salomão e acredito piamente que ele disse isso com um pouco de ressentimento sobre a sua vida.

Os experientes aprenderam as duras penas e portanto, chegam a conclusão que os outros também precisam passar aquilo que eles passaram e confundem isso com autoridade. Jesus tinha autoridade, sua vida condizia com o que ele conhecia e dessa forma ele vivia baseado nos seus princípios.

Assim, seja sábio e terá autoridade e não vai precisar obter más experiências para aprender lições importantes, como disse o sábio Salomão "O que der ouvidos a sabedoria habitará em segurança e estará livre do mal". Provérbios 1.33

Guilherme P Pinheiro

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário