A HIPOCRISIA DOS "SANTOS"

POR: Guilherme P Pinheiro


imagem extraída de: jw.org1200 × 60

"Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". Mateus 9:9-13

   Após uma leitura da Bíblia, deparei-me com esse texto de Mateus. Jesus estava fazendo a sua obra e cumprindo seu ministério e em algum momento se hospedou em um lugar estranho e confraternizou com pessoas perdidas. Os santos logo meteram a bronca e queriam uma satisfação, sua pergunta não apenas reflete sua arrogância como também sua hipocrisia. Fiquei pensando no quanto a religião cega uma pessoa e quanto um dogma ou uma doutrina ou uma tradição é capaz de escravizar alguém. 
   Infelizmente esse cenário não mudou, está cheio de "santos" por ai que só ficam julgando as pessoas pelo lugar que frequenta, a musica que escuta, as coisas que posta no face, e esses estão prontos a dar lição de moral. O impressionante é que aqueles fariseus (religiosos ativos) foram capazes de fazer a seguinte pergunta:

"Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? (Mateus 9.11).

   São tao santos que não são mais pecadores? Nem preciso dizer qual foi a resposta de Cristo, mais isso é uma realidade até nos dias de hoje. 
   A hipocrisia dos santos, aqueles que se acham salvos e por isso habitantes do reino celestial com uma garantia profunda e absoluta certeza de que são invulneráveis só porque levantaram a mão a um apelo e vão para a igreja todo dia, participando de cerimonias religiosas. 
   Honestamente, prefiro ser um pecador e está na roda ao lado de Cristo. Ele estará no churrasco de domingo, na festa num sábado a noite e sei que por mais que valorize o templo, sua companhia não se restringe a um lugar feito por mãos humanas; pois seu Espirito estava vivo e agindo desde a fundação do mundo. 
   Eu não quero ser "santo" ao ponto de não reconhecer mais minha pecaminosidade, ao ponto de aceitar o outro somente quando estiver dentro dos padrões que estabeleço e que não vai me contaminar com suas práticas pecaminosas. Eu quero ser pecador, arrependido, que cai e levanta pela graça de Cristo. Prefiro viver sendo visto como perdido e não haver em mim hipocrisia alguma do que viver salvo e ser hipócrita tendo meu interior igual sepulcro caiado. 
   Que possamos nos livrar da hipocrisia dos santos e aceitar o fato que somos pecadores e clamar pela misericórdia de Deus para que ele pela sua graça nos salve se assim ele julgar certo! 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário