SEJA FEITA TUA VONTADE SENHOR

"[...]Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12.2

     Pouca coisa se sabe de qual seja a vontade de Deus. Uma coisa está inevitavelmente clara: "A vontade de Deus é a nossa santificação"(1Ts 4.3); pois como o próprio capítulo ira dizer mais á frente: "Quem despreza isso não despreza ao homem e sim a Deus" (1 Ts 4.8). Então dentre muitas coisas uma está clara: Deus quer que sejamos santos. 
Preciso esclarecer porque isolei aquele trecho do versículo de Romanos e a explicação é essa: Irei falar da vontade de Deus.
      Questiono-me muito acerca da vontade de Deus, porque somente ela é boa, perfeita e agradável? Ora, se apenas os caminhos que Deus escolheu nos serve, onde está meu livre-arbítrio? Não há livre arbítrio vendo que os meus caminhos até os que parecem direitos levam a morte, portanto somente a vontade de Deus é que tem valor. 
     Porem, creio que a vontade de Deus seja mais do que fazer coisas, deve ser um estilo de vida a ser vivido já que ser santo é ter um estilo de vida santificado. Isso significa isolar-se do mundo, subir a um monte e mofar em orações? Seria o único jeito de não pecar? Mesmo assim seria impossível não pecar; pois pecamos mais em nossas mentes e em nossos desejos e vontades do que vivendo coletivamente. Assim, não sei se esta ficando claro para você que esta lendo, mais quero levantar alguns questionamentos para tentarmos entender o que é a vontade de Deus.

1- Será que a vontade de Deus é nos ver sofrer? 
  De acordo com as Escrituras Sagradas a resposta é não. Deus não que nos ver sofrer. A própria palavra diz que ele não se agrada de afligir os filhos dos homens (Lm 3.33) e que isso acontece para que eles aprendam quão doloroso é a vida em pecado e as consequências do pecado. Contudo, ele usa do sofrimento para tentar nos ensinar as coisas valiosas da vida como caráter, amor e misericórdia. 

2- Sera que a vontade de Deus é que viremos monges na terra?
Nada contra os sábios monges, minha referencia aqui é totalmente metafórica, pois quero referir-se a vida social. Não, Deus não quer que viremos monge, que sejamos isolados do mundo e não fiquemos com as pessoas. Contudo, ele deseja que andemos em boas companhias e que nos afastemos da companhia dos tolos (Pv 13.20) e nem daqueles que levam a vida de qualquer jeito (Sl 1). Há também para não andar com os hipócritas (aqueles que se dizem cristãos e vivem pior do que aqueles que não sao) com eles a bíblia diz para nem se assentar para comer (1Co 5.11).

3- Sera que a vontade de Deus é que nos rebaixemos?
Ele quer que compreendamos que tudo está sob o seu controle. A vida e a morte, a benção e a maldição. Então, não ore para que Deus cure, ore para que Deus salve a alma pecadora e que esta alma se vá em paz e adentre aos portões do paraíso onde aí sim não haverá mais morte, nem sofrimento, nem choro e nem dor. Imploramos a Deus para manter viva uma pessoa com o pé na cova para que ele fique sofrendo mais. Oramos para que Deus cure o câncer para que ele volte e continue a viver sua vida do jeito que era. Oramos para que Deus faça milagres para provar que ele exista, mais nunca oramos para que Deus salve! revele sua gloria a nós! nos de revelações! nos ensine qual sua vontade!. Ele já disse que está cansado de nossas petições. Ele quer corações quebrantados e contritos dispostos a morrerem aqui no mundo e viverem lá no céu o adorando para todo o sempre. Ele disse para nos aquietarmos, calarmos a boca, porque ele tudo pode e nenhum de seus planos pode ser frustado. Ele é o ser Soberano e somos pó e ao pó voltaremos. Paremos de clamar por coisas egoístas e aprendamos a orar como convêm seguindo a direção do Santo Espirito que intercede por nós. O fato de se humilhar diante da potente mão de Deus não é se fazer de vítima, mas sim, é reconhecer que ele tudo pode e que se ele quiser será feito e ninguém poderá impedir. É parar de esforçar-se para resolver os prolemas e deixar que ele resolva os problemas. É parar de pedir tanta coisa que ele já sabe que precisamos. Vamos acreditar mais que ele pode e que ele faz e que ele sabe e confiar nele sabendo que ele irá fazer se for da sua vontade. E se as coisas não forem do jeito que eu quis ou pedi? Dane-se, Ele sabe o que é o melhor. Se eu vivo glória a Deus. Se eu morro, glória a Deus. Se realmente somos filhos de Deus, então podemos estar certos de que Ele nunca nos deixará e nunca nos desampará porque Ele prometeu isso. 

4- Será que a vontade de Deus é que morramos?
Ele quer que vivamos! Ele nos pede para escolher a vida (Dt 30.19). Ele proibiu de comer a árvore da qual se comessem iriam morrer mais deixou aberto a alternativa de comer do fruto da árvore da vida e viver eternamente (Gn 2) (Gn 3.22). Ele venceu a morte para vivermos com ele (Ap 1.18) (Ap 21.4).

5- Qual vontade de Deus para nós?
Santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14), Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.37-39) e isso inclui sofrer porque o amor é sofredor (1Co 13). E que sejamos salvos porque ele quer que todos se salvem (1Tm 2.4)

Começo a compreender que seus mandamentos realmente não são pesados, nós que complicamos tudo. Que possamos aprender a sermos simples, mansos e humildes de coração como Jesus foi. Que aprendamos com ele como ele mesmo nos ordenou (Mt 11.29). E QUE SEJA FEITA TUA VONTADE SENHOR e não a nossa.
Aprofunde sua leitura e SAIBA PORQUE NÃO AMAMOS A DEUS.

GUILHERME P PINHEIRO

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário