A REFORMA PROTESTANTE

RODRIGO FREITAS


A Reforma foi um movimento de retorno aos padrões bíblicos do Novo Testamento. Tudo que se fez na reforma tinha a finalidade de levar as pessoas a se aproximarem de Deus através de um relacionamento profundo com Ele.

Aconteceu por causa do autoritarismo da igreja e sua pratica de indulgencias. Por causa disso, Martinho Lutero, doutor em teologia anexou na catedral de Witterberg na Alemanha as 95 teses em 31 de outubro de 1517, e por tal motivo foi excomungado da igreja acusado de desafiar a igreja, subverter os ensinamentos da mesma e desafiar a autoridade do papa.

Apos a reforma os reformadores da reforma protestante seguiram o credo com cinco tópicos sendo eles:

*Sola Scriputura. ( somente as escrituras) 2Tm.3.16,17 – 2Pd.1.20,21

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Toda a escritura é inspirada por Deus. Sl 19.7

· Útil para o ensino. (Regra de Fé)
· Repreender e corrigir.
· Instruir na justiça.

*Sola gratia. (somente a graça).
Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.
Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

· Jean Jacques Rosseau entendia que “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe.” -> Pelagianismo moderno
· A bíblia mostra que o homem é incapaz de agradar a Deus por que tem uma natureza pecaminosa.
· John Newton. Pag.54 Livro “Reforma Agora. Pr. Renato Vargens”

A bíblia e o significado de Graça.
“Se quisermos entender o significado daquilo que a bíblia chama de graça, é necessário que primeiramente entendamos o que ela diz sobre salvação.”

“Perguntamos novamente, salvos de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora". Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultados se chama salvação”.
Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizendo que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades - o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (1 Ts 1.10). R.C Sproul
· Salvação na bíblia significa ser salvo da ira divina.
O conceito de graça.
Uma das principais ênfases dada pelo reformador Martinho Lutero foi o combate a venda de indulgências.
· O homem não pode comprar o favor de Deus.

*Sola Fide. - (somente a fé).
Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

· Lutero não conseguia entender a justiça de Deus. (A justiça de Deus só poderia condenar o homem). No entanto quando compreendeu que a justiça que Paulo falava não era o atributo pelo qual Deus retribuiria a cada um conforme os seus méritos, mas o modo de como ele justifica o homem em cristo, é que entendeu as escrituras aflorando em sua mente. Lutero então tornou se um homem livre, confiante e certo do perdão dos seus pecados. “Sola fide justificate.”

· Tetzel, o vendedor de indulgencias do papa leão 10 na Alemanha dizia que “ ao som de cada moeda que caia na caixinha, uma alma se desprendia do purgatório.

“A fé é perfeitamente adequada para salvar, pois ela liga pecadores com um salvador perfeitamente adequado. Paul Settle”

Nossa salvação é perfeita porque estamos ligados a um salvador perfeito.
O que devo fazer para ser salvo? Atos.16.30,31

“Interpretamos a justificação simplesmente como a aceitação pela qual Deus nos recebe em seu favor como homens justos, e dizemos que ela consiste na remissão dos pecados e na imputação da justiça de cristo. João Calvino”

“A justificação pela fé, é a grande doutrina central de todo o protestantismo. Martin Lloyd Jones.”

“A justificação é uma sentença divina na qual Deus declara perdoado todo pecador que crer em Jesus. Louis Berkhof”
· A justificação nunca pode ser realizada por obras. Ef.2.8,9

“O erro na justificação pelas obras, está em confiar na disciplina de sua própria alma para salvar a si mesmo. Martin L. Jones”

* Sola christus.- (somente Cristo).

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

“Se o papa pode livrar alguém do purgatório, porque não o faz por amor, ao invés de dinheiro. Lutero”
· Cristo como Único mediador entre Deus e os homens.

Os benefícios de um evangelho cristocêntrico.

1. Uma igreja que prega Cristo, sua divindade, eternidade e soberania, vivencia uma visão saudável de quem é o filho de Deus.
2. Uma igreja que prega a cristo, entende que a salvação não se dá por ações místicas proferidas por profetas “especiais”.
3. Uma igreja que prega a cristo deixa de ser personalista; voltada ao pastor
4. Uma igreja que prega a cristo, abandona o sincretismo.
5. Uma igreja que prega cristo, rejeita o ecumenismo.
6. Uma igreja que prega cristo, jamais pregará a salvação por obras.

* Soli Deo Gloria. - somente a Deus seja a gloria.

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

· A bíblia declara que fomos criados com um proposito. “À gloria de Deus”
· Tudo que fazemos deve ser para gloria de Deus. 1Co.10.31

· A gloria de Deus foi um assunto tão importante nas escrituras que foi o tema do cânticos dos anjos ao redor do trono. Ap.5.12,13; 7.10,12

· O catecismo maior de Westminster afirma: “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.”

As igrejas e a gloria de Deus.

1 A música entoada nos cultos hoje não visa a gloria de Deus e sim a satisfação das necessidades humanas.

2 A palavra pregada em muitos púlpitos tem por objetivo o entretenimento, a satisfação pessoal e prosperidade do fiel.

3 A liturgia centrada no homem e em momento algum visa a gloria de Deus.

Como viver para gloria de Deus?

1 Não departamentalizando a vida, instituindo dualismo como regra de fé. (Pensamento equivocado de que tudo que está ligado a Deus é santo, o que não está ligado é profano, pensamento que o mundo é governado por dois poderes semelhantes. Deus governando tudo que é bom e o diabo governando tudo que é mal e vivem brigando para terem o poder absoluto.) 1co.10.31

2 Deus deve ser honrado em tudo que fazemos. Sl.19.14

Um antidoto a confusão evangélica no Brasil.

· Retorno as escrituras.

· Um estudo sistemático das doutrinas bíblicas.

Lutero nunca teve intenção de dividir igreja ou criar uma nova religião, mas por causa dos erros da igreja ele teve que anexar as 95 teses para mostrar ao povo o que a Bíblia ensinava de fato e como de práxis isso criou muito conflito. A reforma trouxe liberdade para leitura da Bíblia e um retorno as Escrituras. Precisamos de uma nova reforma !!!

Deus abençoe a  todos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário