DIGA MAIS SIM DO QUE NÃO

GUILHERME P PINHEIRO.

imagem extraída de: itweb.com.br

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma".Eclesiastes 9.10

      Enquanto transitava entre entender o sentido da vida, Salomão descobre que o sentido da vida é viver. A vida terrena é muito valiosa. Ela é um presente de Deus e Deus pedirá conta dela. Gosto muito do livro do pastor Ed René: "O Livro mais mal humorado da Bíblia" da editora mundo cristão. Esse livro me fez gostar muito mais do Eclesiastes do que eu já gostava. A reflexão que o pastor traz é de mudar nossas vidas. Ao explicar o texto acima descrito do livro de Eclesiastes, Ed, fala que um dos conselhos que Salomão nos da acerca da vida é dizer mais sim do que não.
     O que faremos depois que morrermos? Não há mais nada que possamos fazer. Talvez, por não temos vivido, ficaremos igual a garota do filme "Além da vida" que só quis viver sua vida, quando descobriu que estava morta; contudo, já era tarde demais. Desse modo, lembro-me do filme "Sim senhor", onde o personagem do Jim Carrey é desafiado a dizer sim para a vida. Uma frase interessante que aparece no filme é que: "o sim sempre virá acompanhado de alguma coisa boa". 
       Muitas vezes dizemos mais não do que sim. Crescemos regrados a dizer não para as coisas. Nossos pais nos diziam para NÃO sairmos depois das 22:00h. Eles também disseram NÃO coma isso, NÃO tome isso, NÃO faça isso. Claro que eles se importam conosco e queriam nos proteger, contudo, o efeito do NÃO que eles disseram para nós nos regra a vivermos presos e com isso temos medo de dizer SIM.Como se não bastasse, para aqueles que cresceram na igreja, também ouviram muitos NÃOs. NÃO pode isso, NÃO pode aquilo, e quando perguntamos por que? Eles nos responderam: "Porque é pecado".
        Todavia, nunca encontrei na Bíblia a palavra PROIBIDO. Deus nunca nos impediu de dizermos sim. Diferente das pessoas, Deus nos da liberdade de escolher e sua unica exigência é que saibamos que tudo o que iremos fazer terá uma consequência futura. As consequências virão Deus diz, e é necessário estarmos prontos para assumirmos as consequências dos nossos atos. O que acontecerá se eu dizer SIM? Isso é um mistério. É algo que devemos descobrir por nós mesmos. É preciso arriscar-se pois a vida é feita de imprevistos que não se pode controlar. E por isso, a unica forma de viver é dizer Sim e correr o risco. Assumir as consequências e aprender com os erros. Isso é o que Salomão nos desafia a fazer. Isso é o que Deus quer que façamos. A vida é algo sem sentido concreto, porem, o seu maior propósito é que desfrutemos dela. Que aproveitemos todos os momentos o folego de vida que foi assoprado em nós, porque quando ele acabar, não há mais o que fazer. Se quer se arrepender, se arrependa hoje. Se quer casar, case-se hoje. Se quer aproveitar, aproveite hoje, pois nossa "vida é um vento que dura só um momento" diz Tiago. Aí está o segredo, nessa ultima palavra: MOMENTO. Temos que aproveitar os momentos. Os de alegria pra nos alegramos, os de tristeza para lamentarmos, os de choro para aprendermos, os de risos para sermos felizes e o momento que estamos vivos para vivermos; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Portanto, diga mais sim do que não e viva !!!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário