ANO NOVO e VIDA NOVA

GUILHERME P. PINHEIRO

imagem extraída de: deliriosdepaty.blogspot.com

“Porque se alguém está em Cristo nova criatura é: As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”. 2coríntios 5.17

             Imaginemos que vamos comprar uma casa. Nós decidimos e então começamos a busca pela casa dos nossos sonhos. Então encontramos e por fora ela é linda, com belos jardins regados e um quintal espaçoso para os cachorros e as crianças. Nós falamos:

- Essa é a casa que sempre sonhei, vamos comprar.

             Compramos a casa e pegamos a chave e toda a beleza de fora não se compara a podridão de dentro. Ao abrir a porta da frente, as baratas saem e o cheiro de mofo e podridão surge nos sufocando. Os telhados estão destruídos juntamente com as paredes, os pisos, etc. A reforma precisará ser grande e levará muito tempo, porem como nós compramos; não iremos desistir, e, nos empenharemos na reforma até ficar do nosso agrado e perfeito.
            Aparentemente somos bonitos, estamos adornados de luxo, porém nosso interior é um sepulcro caiado (Mateus 23.27) e nosso jardim está cheio de cardos e urtigas (Isaias 34.13). Quando Deus olha para nosso coração ele ver somente chagas podres, hipocrisia e abominação (Isaias 1.6-15). Mas, como ele nos comprou, então ele começa a reforma até ficarmos perfeitos (1corínitos 6.20; Filipenses 1.6). E como o oleiro pega o barro e dele faz um vaso, ou um vaso quebrado e faz dele um novo, Deus faz o mesmo conosco para sermos exclusivamente obras de sua mão e conforme o seu agrado (Jeremias 18.1-6). Completada a obra, então somos casa de Deus e obras de sua mão aptas para ser usados por ele. (1coríntios 3.17.18; 2coríntios 6.16-18; Hebreus 10).
            Sendo assim, de todos os presentes que possamos ganhar; o nascimento de Cristo em nossos corações é o maior deles. Não existe ano novo se Cristo não estiver em nós e jamais haverá vida nova se ele não estiver em nós. O segredo é estar em Cristo, porque sem ele nada podemos fazer. (João 15.15) O próprio significado de vida cristã simboliza isso: vida (viver) cristã (Cristo), viver Cristo é o dever de todos nós. Muitos só querem Cristo como alguém que lhes abençoa, mais não querem que Cristo mande ou controle suas vidas. Se Cristo não é Senhor e nem possui o primeiro lugar em nossos corações e nas nossas vidas ele não pode ser nada. Deus é muito grande para dividir lugar com outras coisas ocupadas em nossos corações. Nosso coração tem que ser somente dele.
            Imaginemos uma casa vazia. Ela está vazia e então começamos a colocar varias coisas dentro dela (móveis, eletroeletrônicos, etc.) para tentar ocupar o espaço vazio que existe ali, porem, não importa quantas coisas coloquemos ali, sempre haverá um vazio, um lugar que não foi preenchido. Somente Deus com toda a sua grandeza pode encher nosso coração. Sua presença é boa e ele ainda coloca em nós sua paz que excede todo o entendimento, sua alegria transbordante, seus padrões de maturidade, sua esperança, sua fé e uma vida nova.
            Cristo limpa a poeira que existe em nosso coração, arranca o cheiro de mofo e carniça que o pecado deixou e coloca o seu perfume de cheiro suave, uma luz em meio à escuridão. Ele tira às teias de aranha, o mofo, a bagunça, o lixo e deixa a casa limpa, cheirosa. Deus coloca em nós o seu Santo Espírito para que não haja perigo de “sem tetos” (demônios) invadirem a casa e tomarem ela. Por conseqüência disso, depende de nós também, conservarmos a casa, e mantê-la limpa todos os dias, senão a sujeira volta e volta pior do que era e junto com a sujeira os sem tetos também vêm para habitar na casa. (Mateus 12.43-45).
            Portanto, é preciso saber que Deus faz a faxina geral, mas sendo nós o templo do Espírito e cooperadores de Deus e servos de Cristo; é preciso sempre estar limpos e cheirosos para Deus, para não ter perigo de desabamento, incêndio ou virarmos terrenos baldios (Mateus 5.8; 7.16-27; Lucas 11.24-26; Hebreus 12.12-29 e 2.Pedro 2.20-22).                                                                        
Ano novo e Vida nova é só com Cristo. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário