UMA LIÇÃO SOBRE ORAÇÃO

Por: GUILHERME P.PINHEIRO.
imagem extraída de: biasouza25.blogspot.com

Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos. Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas. Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Salmos 18.25-30

Orar é falar com Deus e é aí que nos enrolamos, porque, como iremos falar ou o que iremos conversar com um Deus que é Todo Poderoso, Santo, Grandioso, Justo, Maravilhoso e Glorioso? Além disso, ele é Onisciente e sabe todas as coisas, sabe o que iremos falar e o que estamos pensando, o que estamos sentindo e o que vamos fazer diante a sua presença (Salmos 139.1-5). Ele está em todo o lugar e sabe o que a humanidade sente, pensa, conversa, planeja e sabe todos os mistérios, toda a ciência e todos os planos dos homens (Salmos 139.7-12), (Daniel 2.22), (Provérbios 15.3).
Quando Deus criou o homem ele o criou para ter um relacionamento com Ele e antes de Eva, Adão conversava 24 horas com Deus. Quando Eva surgiu, Deus respeita a privacidade do casal e lhes dá espaço para eles se conhecerem, se relacionarem e desfrutarem da intimidade dada a cada um, assim, Deus falava com eles todo o final da tarde ate ao amanhecer. Contudo, o homem e a mulher pecaram e assim se afastaram da presença de Deus tornando-se indignos de estar na presença de Deus que é Santo e Puro. O pecado os fez ficarem envergonhados e temerosos afastando-se de Deus e fugindo da voz de Deus que clama todos os dias: Onde estás? (Gênesis 3.8-9). 
Todavia, Deus se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória (João 1.14), e esse Deus morreu na cruz reconciliando consigo mesmo o mundo (2 Corintios 5.18-19) dando-nos acesso livre a presença de Deus, pois afinal de contas, o véu de separação foi rasgado de alto a baixo (Mateus 27.51) e hoje; em Cristo, temos acesso a presença divina.
Para se conhecer uma pessoa é necessário haver um dialogo. Uma relação monótona é uma relação sem graça. Deus nos dotou da capacidade de falar, escrever e gesticular para nos expressarmos e revelar aquilo que somos, temos e queremos. Falar é algo muito bom, é importantíssimo para a saúde emocional. A cura de um doente emocional começa quando ele fala, quando desabafa. 
O perdão tem inicio quando confessamos nossos erros e pecados para Deus e é consumado quando deixamos o erro. Orar é dialogar, é conversar com Deus. Conhecemos ao Senhor quando o buscamos e falamos com ele. Então ele também fala conosco. 
Quando oramos, Deus se revela e passamos a desfrutar de sua presença; contudo muitos cristãos não sabem orar e às vezes não oram porque não sabem fazer isso e então mostrarei alguns passos para se fazer isso. 
Jesus nos ensinou a orar e ele disse que quando orarmos nós tem que: 

a) Ser sinceros.

A sinceridade é o segredo para as respostas de Deus. 

“Com o benigno te mostrarás benigno, e com o homem sincero te mostrarás sincero”. Salmo 18.25

Muitas vezes temos medo de dizer para Deus algumas coisas, e então somos falsos com ele, mas não precisamos ter medo, Ele conhece todas as coisas, nossos pensamentos e até as palavras que vamos dizer sem que ela chegue a nossa língua. 

Os grandes homens de Deus falaram abertamente com Ele. Habacuque questionou o seu sofrimento (Hc 1.2-3); Moisés impediu Deus de destruir o povo (Nm 14.11-20) e muitos salmistas disseram palavras que aparentemente pareciam afrontosas e até blasfêmias. 
Deus não destruiu e nem castigou essas pessoas, ao contrario, Deus respondeu-as e mostrou-lhes a Sua glória. Ele quer que sejamos sinceros com ele. 
Quando sou sincero com ele, ele também é sincero comigo e assim ganhamos a confiança um do outro e nos tornamo-nos mais íntimos. Provérbio 12.22 diz: 

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor”. 

b) Ser simples 

Muitas vezes queremos impressionar, contudo Deus não se importa o quanto sou eloqüente na oração e o quanto minhas palavras impressionam, ele olha a intenção do coração. Devo orar com simplicidade e ser objetivo, Deus se agradará disso. 

c) Ser humilde (Lc 18.9-14) 

O orgulho nos afasta de Deus e nos aproxima de Lúcifer. Quando oramos não podemos nos gloriar, e ficar falando do que somos o que fazemos, o quanto sou bom, nada disso agrada a Deus. Devo me rebaixar me submeter á Deus. Tenho que reverência-lo e saber que estou na presença do Santo dos Santos, e daquele que é perfeito. Quando reconheço a minha fragilidade, minha fraqueza e minha dependência de Deus, então ele me aceita. 

“Um coração quebrantado e contrito não rejeitará Deus” (Salmos 51.17). 

“Pois Deus resiste aos soberbos, porém da graça aos humildes” (Tiago 4.6). 

d) Ser persistente. 

Tudo aquilo que eu quero conquistar, eu tenho que persistir e lutar para que eu conquiste; na oração é a mesma coisa, devo persistir com fé de que Deus está me ouvindo e trabalhando em meu favor e que no tempo certo ele me dará aquilo que deseja o meu coração. Aqueles que desistem facilmente, nunca terão alguma coisa. 

e) Desejar intensamente 

Tudo o que é superficial é facilmente removido. Quando desejo algo intensamente, após ganhá-lo ou conquistá-lo eu me esforçarei ao máximo para que não perca o que consegui com tanto esforço. 
Se aquilo que eu quero não desejo realmente, então não mereço tê-lo; pois quando tiver, jogarei fora. 

f) Orar sozinho 

Deus está no silencio, na calmaria. Quando o buscarmos, temos que buscá-lo só e sem nada para nos interromper. Jesus se retirava para o deserto e ali orava. 
Não que não posso orar no ônibus, no trabalho, posso, mas a correria do dia-a-dia nos afasta da presença de Deus, e ao chegarmos do trabalho mal conseguimos nos ajoelhar e buscar ao Senhor. Ou então quando o buscamos, o buscamos rapidamente, preocupados com o outro dia, e é necessário que tiremos tempo para estar a sós com Deus, para que assim possamos encontrar o descanso e ouvirmos a sua voz. 

g) Orar sem cessar. 

Deus está pronto para nos ouvir a qualquer momento, em qualquer hora e em qualquer lugar. Ele deseja fazer parte de nosso dia-a-dia e do nosso cotidiano. Assim ele recomenda que o busquemos sempre, para que não possamos nos desgastar e nos cansar. 
Quando formos orarmos devemos entender que Deus irá nos responder do jeito que Ele quer e na hora que ele quer, entretanto, creia que a resposta de Deus à sua oração é o melhor para você e aprenda com o poeta que disse: 

Eu pedi a Deus Força e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.

Eu pedi a Deus Sabedoria e Deus me deu Problemas para resolver.

Eu pedi a Deus Prosperidade e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.

Eu pedi a Deus Coragem e Deus me deu Perigo para superar.

Eu pedi a Deus Amor e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.

Eu pedi a Deus Favores e Deus me deu Oportunidades.

Pedi a Deus paciência e Ele me fez esperar. 

Pedi a Deus que tirasse meu orgulho e Ele me humilhou. 

Pedi a Deus que me fizesse feliz e Ele me permitiu atravessar a dor. 

Pedi a Deus que me desce fortaleza e Ele me fez entrar na cova dos leões. 

Pedi a Deus que eliminasse minha ansiedade e Ele me fez ter falta de tudo. 

Pedi a Deus que aumentasse a minha fé e Ele silenciou Sua voz. 

Pedi a Deus mansidão e Ele me cercou de fortes touros. 

Pedi a Deus humildade e Ele me quebrantou.

Eu não recebi nada do que pedi, mas eu recebi tudo de que precisava.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comments: