Quem é o homem?

Guilherme P.Pinheiro
(Sl 8:4).

imagem extraída de: pensadorlivre-bill.blogspot.com

Intro.
A palavra Homem significa: ser humano; humanidade.
No hebraico homem é Adam que significa: Homem, ser humano, humanidade, terroso.
O termo Homo sapiens (da ciência) vem do latim, que significa: “homem sábio”.

1. O homem para a ciência.


Há muito tempo, o ser humano busca responder a questão da sua existência. Muitas teorias são escritas para tentar explicar a origem do ser humano, mas nenhumas delas ainda foram comprovadas como verdade. Para um cientista e um antropólogo, o homem é um ser vertebrado bípede membro de uma ordem especial de mamíferos cuja raça humana se evolui de pequenos primatas.

2. O homem para a psicologia.



Para um psicólogo, o homem é um ser dotado de emoções, sentimentos, afeto e capacidade para raciocinar.

3. O homem para a filosofia.


Para os filósofos, o homem é um ser pensante capaz de desvendar os mistérios metafísicos que pode até levá-lo à sua origem.

4. O homem para a teologia ou religião.


Para a teologia, o homem é um ser criado por Deus, para adorá-lo e glorifica-lo. Ele é dotado de conhecimentos humanos, de si mesmo e de Deus. É capacitado para perceber as coisas espirituais e comunicar com elas.

Mas, quem é o homem para Deus?


5. O ser humano como imagem e semelhança do Criador.
(gn 1:26).


Deus criou o ser humano. Ele é a obra prima do Criador. A melhor jóia que alguém pode encontrar, Deus fez, e essa jóia é você.

5.1-A grande obra de Deus.

Você é especialíssimo para Deus. A melhor obra que ele gosta de criar. O único ser que desde a sua inexistência, Deus se relaciona de uma forma profunda e amorosa. (sl 139:13-16).

5.2-O mistério

A maior questão que o salmista queria compreender, era o porquê de Deus se importar com o ser humano. Ele não conseguia entender o cuidado, a preocupação, o amor. Mais o que o salmista menos compreendia, e ele queria entender é:
“Como o Deus Todo Poderoso pode desejar conviver com o homem, e estar sempre com ele”. Nem o discípulo amado, que estava aos pés da cruz, conseguiu explicar o que Deus fez.
(joão 3:16).

Max Luca do diz:
“O homem é a obra prima de Deus”


6. “para quem você irá viver”? Para si ou para Deus?


A escolha sempre foi sua, e ainda é você!.

Conclusão

Não se sabe o porquê Deus criou o homem. E nunca se entenderá o fato de o que levou Deus morrer numa cruz por essa criatura. O anjo mais desejado do céu por Deus falhou aí ele cria você. Mas, você também falhou, e ao contrário do que aconteceu com Lúcifer, Deus move céus e terra para te resgatar, e trazer-te novamente para sua presença. Por quê? Porque o inferno não foi feito para você, e porque Deus se preocupa com sua eternidade. Que esta noite você possa orar como Martinho Lutero orou:

“SALVE-ME SENHOR, POIS SOU TEU”.
Que Deus nos abençoe em nome de Jesus. Amém.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário