O PROBLEMA DO RECONHECIMENTO A QUALQUER CUSTO
Imagem extráide de: https://complaints.upf.go.ug/learn/frases-sobre-reconhecimento-profissional.html
"SE BEM FIZERES, NÃO É CERTO QUE SERÁS ACEITO? E SE NÃO FIZERES BEM, O PECADO JAZ À PORTA, E SOBRE TI SERÁ O SEU DESEJO, MAS SOBRE ELE DEVES DOMINAR". GÊNESIS 4.7
A Bíblia de fato é a Palavra de Deus. Podemos lê-la inumeras vezes e mesmo assim sempre aprenderemos algo novo. Essa passagem muito conhecida, mas pouco lida ou aplicada, é o episódio onde Caim e Abel, ambos, vao se apresentar diante do Senhor e oferecer uma oferta. E o desfecho nós conhecemos: "Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou" (Gênesis 4b - 5a). Isso despertou ciúmes e ira em Caim, ao modo de desfigurar o seu semblante, gerando ódio extremo, fazendo Caim ver Abel como inimigo, um problema em sua vida, algo que deveria ser exterminado e que de fato o levou a matar o seu irmão.
Antes do acontecimento tragico de homicidio, Deus chama Caim para conversar e fala com ele. Leva-o a refletir do porque ele está irado e do perigo que corre se nao controlar seus sentimentos. É interessante que o texto remete que Caim fez algo de errado e por isso foi rejeitado.
O nome Caim é associado a uma outra forma verbal, Qanah, que pode significar obter ou provocar ciúme. Dessa forma, podemos entender que tudo o que Caim fazia é para "aparecer", "ser reconhecido", fazendo tudo para demonstrar ser o melhor. Sempre tenho alguns questionamentos teologicos nesse texto, pois afinal, a grosso modo, Caim realmente fez o seu melhor, ele era lavrador da terra e trouxe para o Senhor o melhor de seus frutos.
O texto nao deixa claro o porque Caim foi rejeitado, se lermos em outras versoes podemos entender que "ele fez de qualquer jeito, como uma obrigaçao", mas a Palavra foca primeiro na pessoa e depois na oferta: "Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou".
Quem de fato saberá as verdadeiras intençoes de Caim e o porque Deus o rejeitou? Afinal, o texto deixa claro que Deus não se agradou dele e por isso rejeitou a sua oferta. Deus olha a intençao do porque fazemos as coisas e com isso nos aprova ou nos reprova diante de seus olhos. Ele conhece nossos corações, e com isso, nós tambem podemos estar diante do Senhor, na presença de Deus e não o estar agradando.
Caim persistiu no erro e até mesmo apos seu pecado, agiu como se nada tivesse acontecido e ainda fez descaso com a Palava de Deus e do proprio Deus. Judas se refere e remete ao exemplo de Caim, discorrendo sobre o tipo de pessoas que receberão o juizo de Deus e usa a expressão: Aí deles !
"Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá". Judas 1.11
Três pessoa: Um totalmente impio que nunca se arrependeu de seus pecados, porque nao quis. Um profeta que se corrompeu e outro que esta no meio do povo de Deus e cria contendas.
Esse é o problema de reconhecimento. De querer ser reconhecido a qualquer custo. Aprendi que o reconhecimento na verdade é uma consequencia, um premio que se ganha, em vista do seu desempenho, do seu bom trabalho e da forma que vivemos a vida.
O reconhecimento que Caim tanto desejava, o levou a tomar decisoes e atitudes drasticas e tragicas que marcaram a sua vida para sempre. Tudo isso porque nao quis olhar para dentro de si e ver o que estava errado. Tudo issom prque ele nao quis fazer do jeito de Deus, afinal, Deus mesmo disse: Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? (em outras palavras: Se fizer correto, serás aceito/reconhecido). Demonstrando que o reconhecimento que tanto buscamos, pode ser alcançado, quando formos responsaveis, servindo da melhor maneira.
E SE NÃO FIZERES BEM, O PECADO JAZ À PORTA
O problema de reconhecimento a qualquer custo é o PECADO. Pagaremos um alto preço. Iremos quebrar a cara varias vezes e faremos coisas que nao deveriamos fazer, cujas consequencias serao tragicas. Salomao ja dizia: "Seja outra pessoa quem te elogie, e não a tua boca; um estranho e não tuas próprias palavras. Provérbios 27:2. Agora, quando nos tornamos arrogantes e presunçosos e fazemos do nosso proprio jeito, PECAMOS contra DEUS e PECAMOS contra as outras pessoas.
E SOBRE TI SERÁ O SEU DESEJO, MAS SOBRE ELE DEVES DOMINAR
Ah, esse é o nosso maior problema: O DESEJO. Quem dera de fato houvesse um gênio da lampada para realizar todos os nossos desejos não é mesmo? Mas mesmo se houvessse um gênio, ainda assim ficariamos insatisfeitos, afinal o genio realizaria apenas três desejos nossos. Por isso que a bíblia defende uma vida de simplicidade, uma vida de contentamento. Ela defende uma vida simples, com tranquilidade, com objetivos e sonhos paupaveis e possiveis de se conquistar. Salomao ousa e ate mesmo exagera quando diz: "Melhor é um bocado de pão seco com tranquilidade do que uma casa cheia de festas com brigas" Provérbios 17:1
. O problema nao está no desejo em si, mas de ceder aos desejos. Isso nunca é saudavel ! Ele sempre nos empurarra para sempre querer mais e mais, nos embriagando com a sensaçao de prazer e satisfaçao, mas quando o desejo em si é realizado, o que fica é um nada e por isso cabe a nós dominar nossos desejos.
Como ser humanos, temos desejos, sejam eles: sexuais, fincanceiros, familiares. E quando estamos diante de uma decisao, normalmente ponderamos os pós e contras e cabe a nos a responsabilidade de controlar nossos impulsos e dominar nossos desejos . Podemos decidir andar conforme o Espirito ou satisfazer os desejos e vontades de nossa carne e com consciencia teremos que decidir controlar ou ceder e entao assumir as consequencias de nossos atos. Tudo que está na bíblia foi escrito para nós; para nos ensinar, repreender, para nos corrigir, para nos educar na justiça, a fim de que sejamos perfeitamente habilitados para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17
Afinal, Aquele que falou com Caim é o mesmo que fala conosco ! O PROPRIO DEUS !
.
0 Comments:
Postar um comentário