A CARTA DE JEREMIAS AOS CATIVOS


"[...] as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou, de Jerusalém, ao resto dos anciãos do cativeiro..."
O capitulo 29 de Jeremias, é a descrição da carta que ele enviou aos cativos em Babilônia, nessa carta, Jeremias como profeta de Deus, se deixa ser instrumento para anunciar a palavra do Senhor. Uma coisa interessante nesse capitulo, é que vemos claramente que o cativeiro foi vontade de Deus, por isso, o próprio Deus ira dizer como o povo deverá agir agora, durante esse período de 70 anos.

1- v.5 - "Edificai casas e habitai-as; plantai jardins e comei o seu fruto"
O primeiro conselho de Deus é para CONQUISTAR NA VIDA. Mesmo que tenhamos passados por momentos ruins e catastróficos, Deus nos reanima para não olharmos para a desgraça, mas nos encoraja a sermos confiantes e irmos em busca da vitoria. Não ha nada melhor do que realizar nossos sonhos e alcançarmos a satisfação pessoal de termos conseguido algo. É preciso se adaptar ao novo ambiente, a nova terra, e ser feliz.
2- v.6 - "Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos ali e não vos diminuais"
O segundo conselho é CONSTITUIR FAMÍLIA, afinal, nenhuma de nossas conquistas fara sentido se não tivermos alguém para compartilhar. O que aprendemos aqui também é que não podemos nos isolar. As vezes, apos uma desgraça tendemos a nos isolar das pessoas. Deus nos orienta a vivermos em família, em sociedade. Somos seres sociais que precisamos um dos outros.
3- v.7 - "Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vós tereis paz"
O terceiro conselho é para VIVERMOS EM PAZ. Se formos pessoas honestas, com boas intenções, e não criarmos intrigas com ninguém e nem entrarmos em conflitos ou confusões, ninguém poderá dizer algo da gente. Nesse versículo, nos diz que teremos paz se vivermos em paz.
4- v.8-9 - "Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais. Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor"
Devemos ter nossa FÉ SOMENTE EM DEUS. Pessoas tentarão nos enganar dizendo que tem uma palavra de Deus para nós e é para fazermos isso, ou que sonharam algo e Deus falou para fazer assim. Os verdadeiros profetas não especulam sobre as coisas, eles tem certeza e é comprovado com fatos sobrenaturais. Eles falam em nome do Senhor, contudo, é preciso fazer a prova e ver se realmente conhecem o Senhor.
5- v.10-14 "Porque assim diz o Senhor: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.  Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei".
Nos adaptamos, constituímos família e vivemos em sociedade. Buscamos a paz e cremos em Deus. Contudo, tem algo em nos que diz que ainda não esta bom, sentimos como se as promessas ainda não foram cumpridas. Ainda não estou vivendo na plenitude que eu queria viver. Podemos ficar tranquilos, o Senhor CUMPRIRA todas as suas promessas em nossas vidas e nos dará o futuro de nossos sonhos com maravilhas que jamais vimos, ouvimos ou imaginamos. Basta invocar (s: pedir auxílio), orar (s: pedir com insistência e humildade) e buscar (s: esforçar-se por achar ou descobrir) de todo o coração (com vontade). E então, ele será achado (s: envolvido) e agira em nossas vidas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário