AMOR EROS OU AMOR ÁGAPE



imagem extráida de: cestasespeciais.loja2.com.br


GUILHERME P PINHEIRO


1CORÍNTIOS 13.1-8a e ROMANOS 12.9-10


A vida cristã é baseada no amor. Os dois maiores mandamentos são amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. A vida cristã é uma vida que é vivida na pratica. A nós é dado o dever de imitar o nosso Pai e como Ele nos amou também devemos amar uns aos outros.
Contudo, amar não é fácil, pois exige dedicação, determinação, respeito, confiança e fidelidade e são nessas características que ficamos parados; pois somos egoístas desde o principio e na maioria das vezes não queremos ceder e estudos recentes provam que a única coisa que as pessoas gostam de ouvir são coisas boas a respeito delas mesmas, e por conseqüência entramos na questão que está não só sendo apresentada como também está intitulada e vamos discorrer desse assunto a seguir. Amor Eros ou Amor Ágape? Que a escolha seja sua.

AMOR EROS

O amor Eros é o amor platônico e físico, atraído pela aparência física e sustentado pela reciprocidade, isto é, é um amor que se dá só se receber algo em troca, caso contrário, nada de papo ou conversa. Ele tem suas bases em coisas matérias e superficiais, ela é a paixão momentânea, o desejo que quer ser saciado e ele é totalmente egoísta. Surgiu na filosofia grega e é um dos sentimentos mais provados e praticados por nós seres humanos, o amor Eros é o amor que procede do ser humano e por isso é passageiro.

AMOR ÁGAPE

O amor ágape é aquele que procede de Deus. É o amor dos textos bíblicos acima. Ele não é: egoísta, indecente, ciumento, invejoso, leviano, orgulhoso, irritante e nem mentiroso. Ele é verdadeiro e sua principal característica é o SOFRIMENTO. “Tudo sofre, tudo crer, tudo espera e tudo suporta” (corintios 13.7) e por fim: Ele nunca acaba.

Agora, a nós cristãos é dado o dever de amar. Mas o amor que Deus quer que amemos o próximo é o amor ágape. O amor ágape é que nos leva a perdoar aquele que estuprou nossa filha, aquele (a) que nos traiu, aquele que nos fez algum mal. Ele é sofredor. E aquele marido que continua com a esposa mesmo sabendo que ela o trai. É aquela mulher que continua com o marido mesmo sendo ele ignorante; estúpido e espancador.
Muitas das vezes queremos exigir nossos direitos, porque em nós não está o amor que ama os inimigos que é o amor ágape, mas está em nós o amor Eros que deseja receber algo em troca e que não está disposto a abrir mão, a perdoar, a crer, a esperar.
E então perguntamos: Será que Deus quer que eu sofra? Todavia peço para que antes de voltarmos os olhares para nós, primeiro vamos olhar para Deus. Ele nos amou de tal maneira que deu o seu Filho. Ora, porventura agradamos a Deus todos os dias? Agradecemos sua graça e suas misericórdias que ele derrama sobre nós sem a qual já estaríamos todos consumidos? Somos fiéis a Ele? Nós o traímos, nós somos ingratos, nós sempre o desagradamos e nós só estamos com ele porque esperamos uma recompensa. Deus sofre todos os dias e mesmo assim Ele continua a nos amar. Ele fez o maior sacrifício e então tudo que fazemos para Ele ser glorificado é uma forma de gratidão. Nada do que nós possamos oferecer a ele será tão grande quanto ele fez e ofereceu por nós.
Portanto, amemos o nosso inimigo e se ele tiver fome vamos dá-lhe de comer, se tiver sede vamos dá-lhe de beber e que esse amor seja não fingido, mas de todo o coração, porque o verdadeiro amor com que devemos amar a nossa esposa ou nosso marido, nossos amigos, nossa família e nosso próximo é o amor ágape que é sofredor, é bom e que nunca acaba.


QUE DEUS NOS ABENÇÕE EM NOME DE JESUS, AMÉM.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário