O TRABALHO

GUILHERME P PINHEIRO

imagem extraída de: rapidoounemtanto.blogspot.com


        Já ouvi muitas pessoas dizerem que não gostam de trabalhar e que só fazem isso porque é realmente necessário. Realmente o sistema capitalista faz com que muitos trabalhadores honestos sejam injustiçados por baixos salários. É uma vergonha ver “heróis” como os policiais, os bombeiros, os médicos, etc. ganhando uma mixaria, enquanto outros ficam cada vez mais ricos. É também uma pouca vergonha ver o quão difícil é pagar os professores e a população com um salário digno para se viver bem.
        Entretanto, o trabalho é necessário. Ele não é apenas necessário para sustentar e prover o pão de cada dia, como também ele possui algumas qualidades fundamentais para o desenvolvimento humano físico e mental.


1. Deus criou o trabalho.


         Antes da queda Deus havia ensinado Adão a cultivar e lavrar a terra; pois ele sabia que ao pecar, o homem precisaria saber fazer alguma coisa. Deus criou o trabalho e a única coisa que fez o trabalho tornar-se exaustivo foi o pecado. “No suor do teu rosto ganharas o teu pão por todos os dias da sua vida” Gênesis 3.19, foi a condição dada ao ser humano após a sua queda, e desde então ao homem é dado o dever de trabalhar debaixo do sol.


“Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
        Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus”.Eclesiastes 2.22-24


2. O trabalho nos livra da ociosidade.


“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”. Provérbios 6.6-11


        O trabalho nos livra da ociosidade, nos livra da preguiça, nos faz ser responsáveis e faz com que cresçamos. O pecado não está em jogar na mega sena e sim em não querer mais trabalhar, pois quem não trabalha, o seu fim é a pobreza certa.


3. O trabalho enobrece o homem


“[...] Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. João 5.17b


“Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás”. Êxodo 34.21


         O trabalho é dado ao homem para com que ele não se torne ocioso, nem preguiçoso e que possa a vir se sustentar. É estabelecido limites ao ser humano, ele deve descansar no sétimo dia, significa que uma vez por semana ele deve descansar para evitar doenças físicas, auto nível de stress, e outros problemas. Por isso a ganância é pecado e tudo o que é exagerado demais.


         Deus criou o trabalho para o bem do ser humano. Ele mesmo trabalha e trabalha muito mais do que nós, contudo ele não tem limitações, assim pode viver a eternidade toda trabalhando sem se exaustar. Mais um dia Deus descansou e o porquê ele descansou? Porque ele quis mostrar ao ser humano que é ao homem dado o dever de trabalhar, mais ele deve também ter um dia de descanso para adorar a Deus, curtir com a família, e simplesmente descansar e relaxar. O descanso é um ato de adoração a o Senhor, assim como trabalhar também é obedecer e adorar ao Senhor.


“Porque quer comais ou quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus”. 1Coríntios 10.31

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

.

0 Comments:

Postar um comentário