DISCIPLINAS ESPIRITUAIS
Existem inúmeras disciplinas espirituais, mas vamos observar 3 delas hoje baseados no sermão do monte de Jesus descritos em Mateus 6.
ESMOLAS
Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.3 Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6.2-4).
Hoje ainda existe pessoas que pedem esmolas. Se voce andar de metro ou trem, em algumas estações do metro e em algumas linhas especificas, terá gente pedindo esmola. No centro das grandes cidades, nos terminais rodoviários, encontraremos pessoas pedindo esmola.
Dar esmola é exercer a caridade. Contudo, Jesus nos alerta para não transformar esse ato de caridade ou generosidade, em algo para reconhecimento próprio. A caridade deve ser exercida como uma demonstração de amor ao próximo.
Na epoca de Jesus, os religiosos ( que Jesus chama de hipócritas); davam esmolas nas ruas e nas portas das sinagogas para receberem gloria propria. Faziam para transparecer pessoas de bem, contudo, essa demonstração publica de interesse proprio nao tinha nada de piedoso, mas tinha unicamente objetivo de serem glorificados pelos homens, a quanto isso Jesus falou que já receberam a recompensa ( Os elogios, os aplausos, o amaciamento do ego), contanto, Deus não lhes dará nenhuma recompensa, pois Deus recompensa aqueles que com o coração puro doam e são generosos e não pedem nada em troca.
ORAÇAO
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus 6.5-8).
A oração é uma das disciplinas espirituais mais conhecidas no meio cristão, seja este evangélico ou não. Uma das praticas religiosas que mais as pessoas fazem é a oração, seja a um ídolo, a um objeto ou a Deus. No meio evangélico, desde crianças somos ensinados a tomar a vitamina BO (Bíblia e Oração).
A oraçao é sem duvida de extrema importância. Jesus sempre orava. Durante sua passagem aqui na terra e no exercício de sua missão, o que mais os evangelhos nos relata é que Jesus se retirava para lugares desertos para orar. A oração tem poder de ligar coisas no céu e de alcançar o trono da graça.
Todavia, Jesus nos ensina a orar corretamente, afinal nossas orações hoje em dia e desde a época de Cristo, eram mais petições do que orações. Além disso, sempre tem aquelas pessoas que gabam-se de sua oração poderosa. Tem pessoas que ora tao bem que pessoas ate aplaudem. É esse tipo de pessoas que Jesus está condenando. A verdadeira oração é feita a quatro paredes com as portas fechadas. O verdadeiro fogo do ceu cai quando entramos no verdadeiro Santo dos Santos, onde somente os olhos flamejantes e a gloria esplendorosa nos cerca.
Jesus também é contra as petições. Orações baseadas em pedidos são reprovadas. Oraçoes assim nem sobem ao ceu. O Pai sabe do que precisamos, antes mesmo de pedir, devemos fazer desse momento um verdadeiro momento de intercessão ao próximo e quebrantamento pessoal.
JEJUM
O jejum é a disciplina espiritual mais negligenciada entre os cristãos. Isso porque, creio que não existe ensinamento sobre a sua importância. Jejuar é de fato algo muito importante, mas não deve ser feito com interesse de se alcançar algo do Senhor. O jejum é um momento de consagração pessoal, onde ao não ceder os desejos necessários do corpo, estamos aprendendo a negligenciar a nós mesmos. Contudo, existem pessoas que se sentem muito espirituais ao praticarem essa disciplina e Jesus também condena essa atitude.
Concluímos então, que Jesus condena toda pratica de qualquer disciplina espiritual, quando o objetivo é se vangloriar ou de receber algo para beneficio próprio. As praticas das disciplinas espirituais são somente para nos fortalecer na fé e estar em mais intimidade com o nosso Deus, e, é claro, quando fizermos com o objetivo certo, Deus nos recompensará publicamente, afinal Ele não é injusto e nem está de olhos fechados.